24
04-2017

Exposição conta histórias de pacientes do Hospital do Câncer de Barretos

  • Retrato de Maria Lucia de Sousa feito por Valdir Cruz; o fotógrafo acompanhou a rotina do Hospital de Câncer de Barretos
  • A jovem paciente Beatriz de Freitas aparece no trabalho de Valdir Cruz
  • A paciente Isabely Modesto brinca com a mãe, Talita, em foto de Valdir Cruz
  • Os irmãos Derlis e Liz Paola Lagranã foram retratados no trabalho
  • Paciente segura a mão de um acompanhante na foto intitulada "Afeto", de Valdir Cruz

O fotógrafo paranaense Valdir Cruz frequentou o Hospital do Câncer de Barretos (HCB), uma das principais referências no tratamento gratuito da doença no Brasil, entre 2012 e 2015 para entender a dinâmica do lugar e acompanhar algumas das histórias mais marcantes dos pacientes. Em comemoração aos 55 anos do HCB, será lançado um livro, “Retratos de Afeto”, com as imagens e a história do Hospital, assim como uma exposição em São Paulo.

Valdir Cruz diz ter ouvido dezenas de histórias para compor o trabalho, muitas vezes de pacientes que eram presenças recorrentes no hospital. Assim, o livro foi dividido em dois volumes: o primeiro apresenta 25 relatos de pacientes, representados em 82 imagens; o segundo mostra o surgimento do hospital até os momentos marcantes dos anos de atuação. Para a exposição, o fotógrafo leva 30 imagens que resumem os relatos mais marcantes ouvidos no período que frequentou o HCB.

Serviço
Data: até 3 de junho de 2017
Local: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073 – Jardins, São Paulo
Informações: www.valdircruz.com

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: