22
04-2024

Sebastião Salgado confirma presença no Paraty em Foco 2024

Há muito tempo o ítalo-brasileiro Giancarlo Mecarelli queria ter no Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco o mais destacado fotógrafo brasileiro de todos os tempos, o mineiro Sebastião Salgado. No dia 17 de abril ele recebeu uma ligação de Paris e do outro lado da linha falava ninguém menos que o próprio Salgado, confirmando que participará da vigésima edição do evento, programada para o período de 11 a 15 de setembro de 2024.

Mecarelli comemorou muito o “sim” de Salgado, que já participou do evento em vídeo especialmente gravado para o festival, mas nunca tinha conseguido estar presente. Em geral, a justificativa era que ela estava viajando para fotografar em uma das muitas expedições que fez durante décadas. Como Salgado anunciou em recentemente, ao completar 80 anos em fevereiro, que não mais viajará para fotografar, pois está ficando muito difícil para ele em função da idade, a vinda a Paraty (RJ) era de certa forma esperada, já que o convite é feito ano após ano.

Nesse meio-de-campo para ter no mais tradicional festival brasileiro de fotografia o nome mais ilustre do segmento, o mestre Evandro Teixeira foi fundamental, conta Mecarelli. Evandro sempre fez os contatos com Salgado, de quem é muito amigo desde os anos 1970. “É uma honra muito grande ter o Sebastião Salgado no festival. É a cereja do bolo nessa comemoração de 20 anos. Ela será ainda mais marcante com a presença dele”, comenta Mecarelli. A princípio, Salgado deverá fazer uma apresentação para público no dia 14 de janeiro, às 20h, na Casa de Cultura de Paraty – mas a programação oficial será confirmada mais adiante. Um exposição com seu trabalho também está sendo planejada.

Superpremiado, autor de livros icônicos de fotografia documental (como “Êxodos” e “Gênesis”) e protagonista de exposições concorridíssimas, Salgado fotografou em cerca de 120 países. Afora o período de fotojornalista pelas agências Sygma, Gamma e Magnum, quando produziu imagens coloridas, seu trabalho é marcado pelo P&B preciso e contrastado, caracterizado por belas composições e retratos marcantes. No dia 19 de abril, ele recebeu mais um prêmio: o Outstanding Contribution to Photography de 2024, dado pela World Photography Organisation dentro das premiações do Sony World Photography Awards. É um reconhecimento aos artistas mais influentes do mundo na fotografia. Ele se junta a uma seleta lista com nomes icônicos como William Eggleston, Mary Ellen Mark, Martin Parr, Candida Höfer, Nadav Kander, Gerhard Steidl, Graciela Iturbide, Edward Burtynsky e Rinko Kawauchi.

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll