22
11-2019

O fenômeno Gilmar Silva

Olhar Global   /  
O ensaio “Alice no País das Maravilhas” tem rendido dezenas de milhares de curtidas. Foto: Gilmar Silva

O ensaio “Alice no País das Maravilhas” tem rendido dezenas de milhares de curtidas. Foto: Gilmar Silva

Chamado de o Rei do Insta, o jovem fotógrafo conta como concilia o sucesso absurdo obtido na rede social com a carreira e a rotina de trabalho no seu estúdio em Cascavel, no interior do Ceará

Por Livia Capeli

De origem simples e com apenas 26 anos de idade, Gilmar Silva dominou primeiro o Photoshop e depois aprendeu a fotografar sozinho por meio de tutoriais da internet. Na pequena Cascavel (CE), a 65 km da capital Fortaleza, ele é mais famoso do que muito ator de novela da Rede Globo. Por onde passa é tietado por fãs que querem fazer selfies com o rapaz do “lugar e foto”. E isso tudo graças ao sucesso dele no Instagram, onde hoje é um fenômeno com 728 mil seguidores (até o fechamento desta edição). O que ele posta é simples: mostra o ambiente em que a imagem foi captada (lugar) e o resultado final (foto). Cada post recebe em média dezenas de milhares de curtidas e há alguns vídeos que passam das 150 mil (o recorde é de 417 mil).

Quando foi entrevistado por Fotografe pela primeira vez, em novembro de 2017 (edição 254), ele começava a se firmar na área de fotografia social e mostrou alguns dos segredos para ensaios com casais, grávidas e famílias. De lá para cá, a popularidade do cearense só cresceu. Com o sucesso no Instagram, Gilmar Silva fez parcerias comerciais com empresas de fotografia e de informática, realizou o sonho de conhecer Paris e outras cidades da Europa, construiu o próprio estúdio e passou a dar palestras concorridas em grandes eventos, como a recente feira Fotografar 2019.

Montagens como esta têm sido o forte de Gilmar no Insta. Foto: Gilmar Silva

Montagens como esta têm sido o forte de Gilmar no Insta. Foto: Gilmar Silva

Equipe para o Instagram

Com o êxito, surgiram mais clientes, mais oportunidades em negócios e também uma responsabilidade maior em atender ao público que curte seu trabalho. Para administrar tudo isso, Gilmar Silva precisou contratar assistentes na tarefa de gerenciar tantos seguidores: “Minha popularidade no Instagram cresceu de uma forma absurda. Comecei com 7 mil e, de lá para cá, a coisa toda tomou uma proporção gigantesca”, explica. No começo foi difícil administrar, porém, ele percebeu a importância dessa visibilidade e montou uma equipe para atender às mensagens no Instagram e no WhatsApp.  “Mesmo com ajuda, o trabalho de gerenciamento de mensagens é insano. Mas tento responder a todos”, conta ele, que tem também uma equipe de editores no estúdio.

Sinceramente modesto, Gilmar explica que nunca teve pretensão de alcançar tantos seguidores – ele não acreditava que poderia chegar a dez mil. Conta que está muito satisfeito com o sucesso e confessa que às vezes tem um pouco de receio ao administrar a popularidade, já que isso acaba gerando um grande compromisso diário em ter sempre novos assuntos, bem como a responsabilidade de divulgar tudo de maneira correta. Ele crê que o principal motivo do sucesso é o fato de ele não omitir a verdade sobre como produz as fotos, feitas sempre priorizando soluções simples e caseiras. Para ele, as pessoas querem mais honestidade e menos picaretagem.

Acima, uma das produções de “Lugar” e “Foto” que deixaram o fotógrafo cearense internacionalmente famoso. Foto: Gilmar Silva

Acima, uma das produções de “Lugar” e “Foto” que deixaram o fotógrafo cearense internacionalmente famoso. Foto: Gilmar Silva

Negócios e prazer

Com tudo isso acontecendo, o fotógrafo diz não encarar mais a fotografia como uma necessidade, e sim um prazer. Para Gilmar, o trabalho agora se vende sozinho, não existe mais a preocupação de correr atrás de clientes e fazer tanta propaganda como antes. “E olha que eu nunca pensei em ser fotógrafo. Meu irmão mais velho trabalhava na área e quis me levar para a fotografia quando eu tinha cerca de 16 anos. Falei que não, não me interessava. Foi por volta dos 20 anos que descobri a fotografia teórica, que vai muito além de apertar o botão da câmera, e me apaixonei. Como já trabalhava com Photoshop antes de me dedicar à fotografia, usei isso a meu favor. Hoje os posts com as montagens que faço são os mais curtidos no Instagram”, conta o fotógrafo.

Gilmar teve uma passagem pelo teatro e acredita que isso o ajuda muito na comunicação com o público. Quem o conhece diz que ele é um profissional sempre simpático, com um jeito despretensioso e natural na sua personalidade e objetivo nas informações. Essa facilidade de se comunicar pode ser observada melhor nos vídeos que ele posta no YouTube, uma nova empreitada nas redes sociais (tinha 15 mil assinaturas até metade de abril de 2019). Lá ele explica detalhadamente as fotos que faz tendo na equipe de produção o irmão como câmera e o sobrinho como assistente.

Gilmar Silva documenta sempre o making of de suas fotos para mostrar onde são feitas. Foto: Gilmar Silva

Gilmar Silva documenta sempre o making of de suas fotos para mostrar onde são feitas. Foto: Gilmar Silva

Várias conquistas

A popularidade de Gilmar cresceu até fora do Brasil. Em 2018, realizou o sonho de conhecer Paris, França, e quando fotografava a Torre Eiffel foi abordado por uma seguidora americana que o reconheceu: “Jamais imaginei que na Europa seria abordado em inglês por uma fã americana, pedindo para fazer uma foto comigo”, lembra. Mas a maior recompensa mesmo foi conseguir conquistar uma boa estabilidade financeira e finalmente comprar uma casa para a mãe dele. E o estúdio em Cascavel, cidade de 86 mil habitantes, que antes era improvisado no quintal de uma casa alugada, ganhou um novo endereço, com sede própria construída especialmente para as produções do instagrammer cearense.

Na hora de fazer um balanço sobre as consequências dessa popularidade, ele responde de maneira despretensiosa: “Hoje a minha fotografia e minha rede social não servem apenas para me beneficiar. O meu esforço é útil para ajudar as pessoas com dicas e incentivos. O que vejo ainda de desfavorável é a enorme demanda de mensagens que ainda não consigo dar conta. É algo que me incomoda bastante”, confessa. Sobre o Instagram, ele acredita que é a ferramenta gratuita mais poderosa para fazer marketing digital na atualidade, mas que é importante usar a plataforma de maneira correta. “Vale começar tentando fazer postagens com algum tipo de conteúdo didático para as pessoas entenderem sua habilidade como profissional”, observa. 

Mulheres grávidas (acima e abaixo) estão entre as principais clientes que procuram o fotógrafo em Cascavel (CE), cidade de 86 mil habitantes a 65 km de Fortaleza. Fotos: Gilmar Silva

Mulheres grávidas (acima e abaixo) estão entre as principais clientes que procuram o fotógrafo em Cascavel (CE), cidade de 86 mil habitantes a 65 km de Fortaleza. Fotos: Gilmar Silva

Gilmar em dose dupla

Como tem um nome comum, Gilmar Silva, uma busca no Google aponta alguns homônimos: um cantor, um treinador de futebol e ainda dois fotógrafos, inclusive um que é amigo dele. Quando entrou para a fotografia, rastreou na internet o nome para checar se existiam mais xarás. Encontrou um fotógrafo de Minas Gerais, que virou amigo virtual e que só foi conhecer de perto no evento do Wedding Brasil 2018.

Ele conta que a cena foi engraçada: congressistas no evento olhavam para o crachá do outro Gilmar e ficavam tentando associá-lo à imagem do Gilmar famoso, que não batia. Mas muita gente faz confusão com o nome dos dois nas redes sociais, um mal-entendido resolvido com a grande generosidade do mineiro em avisar e repassar aos seguidores o endereço certo da conta do cearense.

Fotos: Gilmar Silva

Fotos: Gilmar Silva

A criatividade em cenários simples é uma marca de Gilmar Silva

A criatividade em cenários simples é uma marca de Gilmar Silva

Gilmar durante palestra na feira Fotografar 2019: ele é tratado como um popstar no mundo da fotografia

Gilmar durante palestra na feira Fotografar 2019: ele é tratado como um popstar no mundo da fotografia

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 272

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: