28
02-2018

SkyPixel desclassica foto premiada por não cumprir regulamento

Foto de Zar Yar Lin foi clicada em 2014, descumprindo as regras do concurso

Foto de Zar Yar Lin foi clicada em 2014, descumprindo as regras do concurso

No início de fevereiro de 2018, o SkyPixel, concurso internacional de fotografia aérea, divulgou os vencedores da edição 2017. Porém, a imagem que levou primeiro lugar da categoria Paisagem – Profissional, do birmanês Zay Yar Lin, foi feita em 2014 e sem a utilização de nenhum equipamento aéreo. Ou seja, não cumpria com o regulamento do concurso.

Segundo as regras, todas as fotos inscritas deveriam ter sido realizadas em 2017 e utilizando qualquer plataforma aérea (drone, avião, helicóptero, balão…). De acordo com informações divulgadas pelo site PetaPixel, o EXIF da foto, que pode ser visto na página da National Geographic, mostra que ela foi realizada no dia 26 de dezembro de 2014, utilizando uma DSLR Nikon D750.

Além disso, dois membros do site do concurso, Don Smith e Tomas Hoste, informaram que a imagem já havia sido enviada para diversos concursos anteriormente, como o Nat Geo Traveler Photo Contest de 2015, o Amateur Photographer of the Year e também o Sony World Photography Awards, ambos de 2016. Ainda segundo informações divulgadas, a foto de Zay não segue nenhuma dessas condições, tanto pela data de realização como pela forma que foi feita. Segundo próprio Zay — em entrevista para o Amateur Photographer em 2016 — ela foi clicada a partir de uma estrutura de bambu localizado próximo a área de pesca de uma região em Myanmar, ou seja, sem a utilização de drone ou qualquer equipamento aéreo.

No dia 28 de fevereiro de 2018, a equipe responsável pelo concurso divulgou uma nota comunicando a desqualificação do fotógrafo por violação das regras e confirmando a atualização do resultado da categoria Paisagem – Profissional, que foi anunciada no final de janeiro. Leia abaixo a nota na integra:

“A SkyPixel gostaria de atualizar o resultado do Concurso de Fotografia SkyPixel 2017 na categoria Paisagem Profissional anunciada em 31 de janeiro de 2018. A fotografia “Sun’s up, Nets Out”, de Zay Yar Lin, que ganhou o primeiro prêmio desta categoria, foi desqualificada uma vez que se descobriu que violava as regras do concurso que determinava que todas as imagens inscritas deveriam ser tiradas em 2017. A equipe da SkyPixel informou Lin desta situação.
A SkyPixel aprecia o apoio de usuários de todo o mundo e pretende manter a plataforma como um lugar onde possam compartilhar sua criatividade e perspectivas únicas do mundo visto de cima.” – Equipe SkyPixel

O fotógrafo também confirmou para o site Peta Pixel que foi desqualificado, porém, alegou que não estava ciente das regras do concurso. “Fiz a imagem utilizando uma estrutura alta para obter melhor ângulo. Na verdade, não li o regulamento. Lamento muito que isso tenha acontecido”, explicou Zay ao site. O que os organizadores do concurso SkyPixel ainda não esclareceram é se o segundo lugar ficará com o primeiro, o terceiro com o segundo e se um novo terceiro colocado será anunciado. O prêmio que Zay iria receber era equivalente a US$ 7.709 em equipamentos (um drone DJI Phantom 4 Pro Obsidian e uma Nikon D850 entre eles).

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll