11-2023
Sony lança a9 Mark III com um revolucionário obturador global para sensor full frame
Uma nova fronteira na tecnologia usada para a fabricação de câmeras foi aberta com o lançamento da mirrorless Sony alpha 9 Mark III, a primeira câmera de sensor full frame do mundo com obturador global. Com isso, ela pode disparar à fantástica velocidade de 120 frames por segundo (fps) sem blecaute e com a inacreditável velocidade máxima do obturador de até 1/80.000s. Segundo a Sony, isso não compromete o desempenho da sensibilidade ISO nem sua faixa dinâmica. A ação do obturador global promete imagens com zero de distorção de movimento, além de um sistema de estabilização no corpo da câmera com 8EV, ou seja, 8 pontos de exposição.
A nova Sony a9 Mark III é uma inovação mundial ao adotar o sensor full frame com obturador global
Sensores CMOS com obturador global estão disponíveis há vários anos, mas não eram capazes de oferecer tanta faixa dinâmica de varredura progressiva. O surgimento da tecnologia Stacked CMOS permite que o fotodiodo e o circuito de leitura sejam construídos como camadas separadas, proporcionando mais espaço para o circuito de leitura sem reduzir muito a capacidade do sensor de armazenar elétrons (o que pode limitar a faixa dinâmica). A Sony não deu detalhes do sensor, que tem resolução de cerca de 24,6 megapixels efetivos, mas tudo leva a crer que seja um design de duas camadas, e não de três como alguns sensores de smartphones. Isso pode explicar o ISO base de valor 250, que acaba por limitar a faixa dinâmica máxima da câmera.
Graças ao obturador global, a nova a9 Mark III consegue disparar à velocidade de 120 frames por segundo
O sensor de obturador global expõe e lê todos os pixels simultaneamente, ao contrário de um sensor de obturador tradicional que grava imagens sequencialmente da linha superior de pixels para a inferior. Essa inovação é combinada com o sistema AF (foco automático) mais avançado da Sony até o momento – ostentando foco automático com até 120 cálculos de foco AF/AE por segundo.
Muito apropriado para fotojornalismo e fotografia esportiva, o modelo a9 Mark III foi construída em torno do mais recente processador Bionz XR, oferecendo oito vezes mais poder de processamento do que modelo anterior, a9 II. No disparo inacreditável de 120 fps, o sistema de autofoco (AF) trabalha produzindo cálculos entre cada disparo.
Visão traseira do modelo top de linha da Sony, que tem monitor móvel de 3,2 polegadas
Segundo Yang Cheng, vice-presidente de soluções de imagem da Sony, a câmera foi projetada tendo em mente as necessidades e demandas dos fotógrafos profissionais. Cada atualização do novo modelo (do tamanho do sensor até os layouts dos botões e funções do menu) foi feita para atender a contribuições e comentários específicos de comunidade de fotógrafos que usam a marca.
Cheng diz que há um entusiasmo em trazer ao mercado os novos recursos do a9 III que permitem aos fotógrafos “capturar coisas que nunca conseguiram registrar antes”. A nova câmera conta com um sistema AF de detecção de fase de plano focal de alta densidade. Uma unidade de processamento de inteligência articial (IA) utiliza o AF em tempo real para reconhecer uma ampla variedade de assuntos com alta precisão.
A Sony a9 Mark III tem mudanças nas funções no menu e no layout de botões de comando
Ao combinar um desempenho de alta velocidade de até 120 fps com um desempenho de reconhecimento de assunto altamente preciso, é possível fotografar facilmente cenas e momentos que não podem ser vistos a olho nu, informa a Sony. Além disso, o AF de reconhecimento em tempo real e o rastreamento em tempo real proporcionam uma melhoria significativa no desempenho de reconhecimento do olho humano, permitindo que a câmera reconheça, rastreie e foque automaticamente.
Outro grande benefício é que um obturador global pode sincronizar com o flash em quase qualquer velocidade. Com ele, é a duração do disparo do flash que se torna a limitação e não o tempo necessário para fechar o obturador – que, por sua vez, determina o período mais curto em que todo o sensor fica exposto. A Sony diz que a a9 III pode sincronizar em todas as velocidades do obturador.Ou seja, com um flash Sony compatível, como os modelos HVL-F60RM2 ou HVL-F46RM, é possível sincronizar e fotografar em todas as velocidades do obturador até absurdos 1/80.000s. Anteriormente, se o fotógrafo disparasse o obturador a uma velocidade superior à velocidade de sincronização do flash, a quantidade de luz cairia drasticamente. Mas com a função de sincronização do flash em velocidade total, agora é possível fotografar cenas que não poderiam ser facilmente capturadas com flash convencional.
O modelo a9 Mark III mantém seu perfil profissional para fotojornalismo e fotografia esportiva
A Sony a9 Mark III deve chegar ao mercado em meados de fevereiro de 2024 por US$ 6 mil. Ela tem um monitor traseiro de 3,2 polegadas com 2 milhões de pontos, articulação total e uma base inclinável – é a mesma configuração do a7R V. O visor eletrônico é OLED com 9,44 milhões de pontos e ampliação de 0,9x – pode funcionar em resolução total a 120 fps ou com resolução reduzida a 240 fps. A Sony informa ainda que mudou o botão do obturador para melhorar a ergonomia, além de adicionar um quinto botão de função à frente da câmera. A ergonomia do punho da bateria opcional também foi reformulada e o desempenho da bateria aumentou em 15%.
A recém-desenvolvida função Pré-Captura permite que a câmera grave continuamente até um segundo antes de o obturador ser disparado, facilitando a captura de momentos que de outra forma seriam perdidos. Quando selecionada, a função Continuous Shooting Speed Boost possibilita que o fotógrafo mude para uma velocidade predefinida mais rápida a qualquer momento. Já a função Preset Focus/Zoom torna possível que configurações predefinidas de foco e zoom sejam memorizadas na câmera para recuperação rápida quando necessário.
A teleobjetiva profissional FE 300 mm f/2.8 G Master OSS foi anunciada em conjunto com a nova câmera
Yang Cheng também anunciou a chegada da nova lente profissional FE 300 mm f/2.8 G Master OSS. Segundo ele, é hoje a teleobjetiva de foto de grande abertura mais leve do mundo (pesa 1.470g). O executivo também afirma que ele foi projetado para ser balanceado com nova Sony a9 Mark III acoplada a ela. A lente tem dois motores lineares para permitir o foco rápido o suficiente para funcionar com a9 III. A nova tele custará US$ 5.999 e também estará disponível em meados de março de 2024.