09-2023
Sony lança a ultracompacta ILX-LR1 com sensor full frame para ser usada com drone
A Sony anunciou uma nova câmera mirrorless com sensor full frame para uso com lentes intercambiáveis da série E, mas com um design surpreendente. A nova ILX-LR1 é ultracompacta, pesa 240g e não tem visor eletrônico nem monitor traseiro. Ela herda recursos da irmã maior a7R V e comprime tudo em um pequeno corpo em formato de caixa que a torna ideal para uso com drones, para cobertura remota de eventos e realização de imagens industriais, entre outras.
A ILX-LR1tem baioneta E da Sony e permite seu uso com uma ampla gama de lentes
Com imagens captadas por um sensor CMOS Exmor R retroiluminado de 61 megapixels, a ILX-LR1 oferece o desempenho em qualidade que é visto na a7R V, incluindo a excelente resolução, o amplo alcance dinâmico e uma faixa nativa de ISO que vai de 100 a 32.000. Mas ao contrário da a7R V, ela não conta com estabilização de imagem no corpo, mas suporta lentes com estabilização óptica. A velocidade máxima de disparo contínuo também é limitada a apenas 3 imagens por segundo em comparação às 10 ips da a7R V.
O poderoso sensor full frame de 61 megapixels é o mesmo da mirrorless Sony a7R V
Embora a Sony esteja comercializando a novidade mais como uma câmera utilitária, para ser usada em aplicações com drones como levantamento topográfico ou inspeção de grandes instalações industriais, como torres de TV e rádio, a ILX-LR1 também tem uma variedade de recursos de vídeo de alta resolução. Ela filma em o UHD de até 4K a 60fps e suporte para S-Log3 Picture Profile. Também pode ser uma boa opção para cobertura de eventos de streaming ao vivo, gravação remota com várias câmeras e outras aplicações de vídeo onde haja limitação de espaço ou de ângulo.
O uso com drones é o principal foco da nova câmera mirrorless ultracompacta da Sony
Ela mede 10 x 7,4 x 4,25 cm e apresenta um conjunto radicalmente diferente de recursos físicos em comparação com uma mirrorless Sony da linha Alpha tradicional, incluindo pontos com rosca de parafuso na dianteira, na traseira e nas laterais para ajudar em opções de montagem. O sistema SDK remoto da câmera permite aos usuários acessar e controlar os menus e outras funções a partir de seus próprios aplicativos de software. Ao integrar um App, é possível controlar remotamente a câmera a partir do sistema do usuário, permitindo alterações nas configurações, liberação do obturador, monitoramento de visualização ao vivo, captura de imagem, ajuste de foco e outros recursos. Há apenas um slot para cartão SD UHS-II, uma porta USB-C e uma porta micro-HDMI. Além disso, a câmera não tem bateria e aceita alimentação CC para um tempo de operação longo e contínuo.
Ela não tem visor nem monitor, mas oferece muitas conexões para foto, vídeo e streaming
Como o sensor full frame oferece um aumento significativo na resolução para captação de imagens, isso é visto como oportunidade de incorporar o ultracompacta ILX-LR1 em atividades criativas, especialmente cinematografia com drone. Ela é vendida no mercado dos EUA com preço sugerido de US$ 2.950.