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06-2023

Nikon faz campanha contra IA e pede às pessoas para não desistirem do mundo real

A Nikon foi a primeira grande empresa da área de fotografia a mostrar uma posição firme contra o avanço dos programas de inteligência artificial (IA) que geram imagens. Em uma ação publicitária, em que usa várias imagens de natureza e “brinca” com os prompts (comandos de texto) que geram as imagens criadas por IA, a Nikon informa estar falando em nome dos humanos, das câmeras e da “inteligência natural”. A campanha usa como slogan a frase: “Não desista do mundo real”.

A campanha explora comandos de texto que geram imagens por IA e usa o slogan “Não desista do mundo real”.

A campanha é uma iniciativa da Nikon Peru, que fez uma parceria com a agência de publicidade Circus Grey peruana para criar as peças publicitárias. Ao usar a informação de que os sistemas de IA podem gerar imagens fotorrealistas com apenas um simples prompt de texto, a Nikon lembra ao público que o mundo real é repleto de cenários incríveis que podem ser mais bem captados com uma câmera do que imaginados com IA.

Esta peça publicitária brinca com o comando de texto “arranha-céus de Manhattan cem anos após um apocalipse zumbi”

“Estamos vivendo na era da Inteligência Artificial”, diz a publicidade da Nikon Peru em um vídeo de dois minutos. “Em todo o mundo, milhões de pessoas estão obcecadas em criar imagens surreais incríveis de qualquer coisa que possam imaginar apenas digitando algumas palavras-chave. Essa obsessão com o artificial está nos fazendo esquecer que nosso mundo está cheio de lugares naturais incríveis que muitas vezes são mais estranhos do que a ficção. Criamos uma campanha com imagens naturais inacreditáveis feitas com nossas câmeras, com palavras-chave como as usadas com Inteligência Artificial.”
O fato é que o surgimento dos softwares de geração de imagens via IA já começou a causar danos reais aos fotógrafos e à indústria fotográfica, pois certos tipos de imagens são muito mais baratos e rápidos de produzir artificialmente agora, em comparação com a contratação de um profissional do setor. “Na América Latina, por exemplo, os fotógrafos editoriais e publicitários são cada vez menos chamados pelas marcas, e aos poucos vão perdendo espaço, trabalho e lucros”, informa o site especializado Little Black Book, o primeiro a divulgar a campanha da Nikon Peru.

Todas as imagens foram feitas com câmeras Nikon e anúncio informa o modelo, o local e quem fez a foto

A campanha publicitária da Nikon tem o objetivo claro de defender o valor dos fotógrafos e do trabalho que eles fazem. “A Nikon tem um compromisso importante com todos os fotógrafos do mundo, que, com seu talento e arte, nos permitiram desfrutar das mais belas e surpreendentes imagens. Por isso foi tão importante para nós tomarmos a iniciativa e apoiar o que sempre nos deu um propósito como marca, a fotografia”, diz Charlie Tolmos, CCO do Circus Grey peruana. A campanha “Inteligência Natural” foi divulgada nacionalmente no Peru em revistas impressas e em outdoors gigantes. “As reações foram incríveis. Tivemos 99% de sentimento positivo e 95% de reconhecimento da marca. A campanha inspirou centenas de pessoas a sair com suas câmeras”, diz Tolmos.

A campanha foi criada pela Nikon Peru em parceria com uma agência publicitária local

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