10-2023
Nikon apresenta tele 135 mm f/1.8 Plena para câmeras da linha Z
A 135 mm é a primeira etapa da uma teleobjetiva e tida como uma distância focal excelente para retrato e moda, principalmente, mas de muita utilidade em fotojornalismo, casamento e viagem. Há muito esse tipo de tele estava esquecido, mas a Nikon acaba de recolocá-la em evidência com o lançamento da Nikkor Z 135 mm f/1.8 S Plena. Isso mesmo: a abertura máxima é de f/1.8, para entrar muita luz. Com design elegante e limpo, é uma lente fixa robusta que se destaca pelo grande elemento frontal.
A nova Nikkor Z 135 mm f/1.8 S Plena custa cerca de US$ 2500 nos Estados Unidos
É a segunda lente prime da Nikon para a linha mirrorless Z que tem nome exclusivo: Plena. Ela junta-se à Nikkor Z 58 mm f/0.95 S Noct, lançada em 2019. O nome Plena, segundo a Nikon, é derivado do latim plenum, que refere-se a espaço completamente cheio. Foi escolhido para refletir a capacidade da lente de satisfazer a visão criativa do usuário com capacidade superior de captação de luz, informa a Nikon.
O nome Plana vem do latim plenum, que significa algo completamente cheio
Assim como o Noct, que foi desenvolvido especificamente para fotografia noturna e com pouca luz, a Nikon diz que a Plena foi construída com objetivos de nitidez, brilho de ponta a ponta, bokeh redondo com olho de gato e qualidade de coleta de luz “superior”. Para ajudar nisso, há dois tipos de revestimento anti-reflexo que prometem “prevenir” reflexos e um revestimento que combate fantasmas e flares.
Em função da abertura máxima f/1.8, a lente tem um grande elemento frontal
A Nikon destaca o uso como lente de retrato em função de alente oferecer clareza e nitidez excepcionais para capturar detalhes finos do cabelo e do tom de pele. A fotografia noturna e outros cenários com fontes de luz limitadas também devem se beneficiar graças à abertura luminosa desta nova 135 mm.
A Nikkor Plena é construída com 16 elementos em 14 grupos, tendo um elemento asférico, um elemento SR e quatro elementos ED. O foco é acionado por dois motores de passo e a Nikon afirma que o foco é rápido e silencioso, tornando a lente uma opção utilizável para vídeo. O elemento SR apresenta um índice de refração mais alto para luz azul e de comprimento de onda curto, o que deve ajudar a controlar a aberração cromática axial, informa a empresa.
Retrato e moda são dois segmentos que a Nikon vê como beneficiados pela nova lente
Pelos comentários de bastidores, a Nikkor Z 135 mm f/1.8 S Plena deve ser a penúltima nova lente Nikon Z lançada em 2023, ou seja, possivelmente haverá mais uma novidade até o fim do ano. A nova lente prime chega às lojas dos Estados Unidos com preço sugerido de US$ 2.500.