14
03-2023

Luz e composição andam juntas – Aula com Brasilio

A moldura serviu como base para a composição, que também contou com elementos de produção- Crédito Brasilio Wille

A moldura serviu como base para a composição, que também contou com
elementos de produção- Crédito Brasilio Wille

A iluminação é um ponto fundamental na fotografia, não há dúvida. Mas outro elemento importantíssimo para o bom resultado de uma imagem é a composição, explica o especialista Brasilio Wille. Compor não é apenas fazer uma imagem atraente, mas sim despertar no observador o interesse por pontos importantes da foto. Isso ajuda a quebrar a monotonia e a transmitir um efeito emocional. Esses pontos podem estar no primeiro plano, no meio ou no plano de fundo do assunto fotografado. Nesta aula, Brasilio mostra exemplos de iluminação de estúdio e ideias de composição e poses para fotos com modelos, tanto em uma produção para book pessoal quanto para e-commerce.

Elementos na composição

Para o fotógrafo, a composição é a organização do assunto dentro da área que será fotografada. Isso compreende cores, linhas, disposição do tema principal e secundário, além dos elementos de produção, que devem estar em harmonia.

O esquema de luz foi montado com um softbox como luz principal e dois striplights com colmeia, um no fundo e outra na lateral - Crédito Brasilio Wille

O esquema de luz foi montado com um softbox como luz principal e dois striplights com colmeia, um no fundo e outra na lateral – Crédito Brasilio Wille

No caso dessas imagens feitas para um ensaio pessoal, ele procurou usar elementos de produção para destacar a modelo Barbara Schneider. Uma antiga moldura de quadro foi a base da composição e ajudou nas poses da modelo. Além disso, Wille inseriu elementos de produção que serviram para interação: flores e hastes de folhas secas colaboraram para criar linhas na composição – uma lona, uma cadeira retrô e um tecido completaram a produção.

Crédito Brasilio Wille

Crédito Brasilio Wille

A paleta de cores escolhida combina com a roupa, o cenário e o fundo. Todos esses detalhes, ensina Wille, são importantes para gerar um efeito emocional nas imagens. Para o esquema de luz, ele usou um softbox de 1,50 m diante da cena, no alto, suspenso por uma grua. Atrás foi posicionado um striplight com colmeia para iluminar as costas da modelo e enfatizar o tecido usado com a moldura. Na lateral direita do set, ele colocou outro striplight com colmeia para criar uma luz de efeito.

4_B BARBARA 414 SCHNEIDER copy

FICHA TÉCNICA:

Câmera: Canon 6D MII – Objetiva: 70-300 mm – Exposição: f/8, 125s e ISO 100

Luz para e-commerce

Em fotos para e-commerce, o fundo deve ser totalmente branco, visto que na hora do cliente inserir a foto no site não pode haver diferença entre a imagem e o fundo da tela do computador. Qualquer resquício de cinza cria uma borda em volta da imagem, o que significa que o trabalho precisa ser editado ou refeito.

Crédito Brasilio Wille

Crédito Brasilio Wille

Nesse exemplo, Brasilio Wille ensina uma maneira de fazer fundo 100% branco usando quatro fontes de luz. Dois flashes com barndoor foram direcionados para o fundo infinito para que ele ficasse totalmente iluminado. Um flash com beauty dish acoplado a uma grua foi colocado no alto, direcionado para o rosto da modelo.

O esquema usado; o ponto onde a luz deveria ficar bem equilibrada (em vermelho) e uma plataforma para facilitar o recorte dos pés da modelo sem sombras ou manchas- Crédito Brasilio Wille

O esquema usado; o ponto onde a luz deveria ficar bem equilibrada (em vermelho) e uma plataforma para facilitar o recorte dos pés da modelo sem sombras ou manchas- Crédito Brasilio Wille

O quarto flash com um octosoft de 1,50 m foi colocado na lateral esquerda para iluminar todo o corpo da modelo. O especialista lembra que o ajuste de branco do fundo precisa ser perfeito para não eliminar a transparência de tecidos – no caso, a bandeira do Brasil num ensaio em clima de Copa do Mundo.

8_B ISABELLE 191 SOUZA - BELMONTH

A dica é equilibrar a luz da frente com a do fundo – a bandeira, como elemento de composição e interação, ajudou a modelo Isabelle Souza a fazer poses.

Crédito Brasilio Wille

Crédito Brasilio Wille

FICHA TÉCNICA:

Câmera: Canon 6D MII – Objetiva: 70-300 mm – Exposição: f/11, 125s e ISO 100

Quem é Brasilio Wille

Fotógrafo e professor de fotografia há 41 anos, Brasilio Wille é especializado em uma variedade de assuntos. Mestre em iluminação de estúdio e direção de modelos, ele quer ensinar você a melhorar suas fotos por meio de técnicas simples e práticas em cursos e workshops presenciais ou online.

Aprenda mais nos cursos online: wille.com.br

Inscreva-se no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/Brasiliow

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll