04-2024
Executivos de Nikon e RED falam sobre o futuro com a união da duas marcas
Um painel de executivos da Nikon e da RED, durante evento da National Association of Broadcasters (NAB) em Las Vegas, EUA, deixou mais claro o que ambos vão fazer depois da aquisição da empresa americana de câmeras de cinema pela gigante japonesa do setor de fotografia. “Sabemos que as pessoas do RED que trabalham na indústria cinematográfica são pessoas talentosas e a Nikon tem a sua própria tecnologia única. Portanto, tentamos cobrir as deficiências uns dos outros e esperamos ter produtos muito melhores para cinema e fotografia em ambos os setores”, disse Hiroyuki Ikegami, vice-presidente executivo e gerente geral da unidade de negócios de imagem da Nikon, ao site americano PetaPixel.
Segundo o executivo da Nikon, os futuros produtos serão uma espécie de combinação das fortes tecnologias de cada um. Após a conclusão da aquisição em 8 de abril de 2024, os engenheiros de ambas as empresas começaram a se comunicar e compartilhar informações. As equipes têm um estilo de abordagem tecnológica semelhante, por isso, Ikegami confia nessa sinergia. “Respeitamos a cultura corporativa de cada um e, além disso, teremos como objetivo promover uma nova cultura voltada para o desenvolvimento do mercado. Os futuros produtos da combinarão as competências de ambos. Esta é a chave para o sucesso”, afirmou.
Mas mesmo que o processo já tenha começado e seja fácil ficar entusiasmado com a perspectiva de Nikon e RED combinadas, ainda levará algum tempo até que qualquer novo produto seja anunciado. Ikegami disse que agora a Nikon está num processo de entender a tecnologia da RED e como podemos utilizá-la em outros produtos da marca. Na avaliação de Ikegami, as duas empresas estão trabalhando juntas e compartilhando suas tecnologias, mas levará algum tempo para que sejam lançados produtos que usarão recursos e tecnologias de ambas. O que é certo é que as câmeras mirrorless da Nikon também integrarão recursos das câmeras RED.
Há esperança de que os avanços do software RED e seu formato REDCode RAW de 16 bits possam ser adicionados às câmeras Nikon existentes, como a Z8 ou Z9. A Nikon não afirma que isso está além das possibilidades. “O assunto está sendo avaliado. Não esperem algo para breve, mas num futuro próximo. Algumas contribuições já vieram da RED, o que é realmente valioso”, diz Ikegami. O executivo lembra que cada marca tem seu próprio arquivo RAW e cada um tem seus próprios recursos e benefícios. “Com base no fluxo de trabalho do cliente, ele poderá usar um RAW diferente. Por isso tentaremos fornecer cada RAW à necessidade de cada cliente”, afirma. O N-RAW da Nikon tem um bom equilíbrio entre qualidade de imagem e tamanho de arquivo. Já o REDCode RAW tem cores de 16 bits, gradação de cores ricas e flexibilidade na edição. A Nikon acredita que há lugar para ambos, então, pelo menos por enquanto, não se espera que um substitua o outro.
Sean McHugh, executivo da RED, lembra que o REDCode existe há mais de 17 anos como tecnologia que tornou possível a captura original em 4K. “Estamos muito orgulhosos de como a tecnologia RAW evoluiu e se tornou tão difundida na indústria cinematográfica. A meta é ter benefícios exclusivos para produções de alta qualidade, maiores e mais sofisticadas”, comenta.