11-2023
Ensaio com trabalhadores LGBTQIA+ dá prêmio latino-americano para o fotógrafo Fabio Teixeira
O fotógrafo paulista Fabio Teixeira, radicado no Rio de Janeiro (RJ), foi vencedor da categoria “Ofícios Raros” na edição de 2023 do tradicional Concurso Latino-americano de Fotografia Documental Los Trabajos y los Días, promovido pela Escola Nacional Sindical da Colômbia. É o segundo prêmio consecutivo do fotojornalista brasileiro que, em 2022, foi o ganhador da categoria “Trabalho Migrante” do mesmo concurso com um ensaio sobre mulheres nigerianas refugiadas no Brasil.
Uma das imagens da série feita por Fábio Teixeira, vencedor da categoria “Ofícios Raros”, sobre dançarinos LGBTQIA+
No ensaio vencedor deste ano, Fabio Teixeira aborda o trabalho de mais de 10 horas por dia de dançarinos gays, trans e não binários. “A dança é a vida para eles, além de ser uma profissão. Ganham de R$ 100 a R$ 150 por dia”, informa o fotógrafo, pontuando que eles atuam em boates e festas, principalmente. Teixeira também lembra que o Brasil é o país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo e a luta contra a violência e discriminação faz parte do cotidiano deles.
Foto vencedora da categoria “Infância Trabalhadora” documenta o trabalho de meninos como mineiros em El Callao, na Vanezuela
O concurso de 2023 destacou fotógrafos em sete categorias. Os demais ganhadores foram José Miguel Vecino Muñoz, da Colômbia, na categoria “Trabalho Rural na Colômbia”; Rodrigo Illescas, da Argentina, na categoria “Homens Trabalhadores”; Carlos Gustavo Blanco Matus, do México, na categoria “Trabalho Migrante”; Yris Paul, da Venezuela, na categoria “Infância Trabalhadora”; Alexandre Carmona, da Argentina, na categoria “Mulheres Trabalhadoras”; e Esteban Vega La Rotta, da Colômbia, na categoria “Economia do Cuidado”.
Foto vencedora da categoria “Economia do Cuidado” mostra Diana Gutiérrez, que nasceu sem os braços, ajudando o filho na lição de casa