07
06-2023

Apple lança o revolucionário Vision Pro, que também pode capturar fotos e vídeos em 3D

Apple apresentou no dia 5 de junho de 2023, o que ela chama de seu “primeiro computador espacial” durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da empresa. Batizado de Apple Vision Pro, lembra um óculos de esquiador, mas é um aparelho revolucionário de realidade mista com interface visionOS em três dimensões, controle por mãos, olhos e voz. Conta ainda com um par de telas de alta qualidade e vem equipado com processadores Apple M2 e o novo chip R1. É o primeiro grande produto novo da empresa em quase 10 anos e vai custar a “bagatela” de US$ 3.499, com lançamento previsto apenas para 2024. Seus recursos e tecnologias inovadores certamente terão implicações para o futuro da fotografia e do vídeo – além da forma como os usuários interagem com essas mídias.

O Vision Pro tem a aparência de um óculos de proteção usado por esquiadores

O Vision Pro possui uma câmera 3D integrada, permitindo que a captura de fotos 3D e vídeos 3D. O usuário pode ver a mídia de volta mais tarde de uma forma imersiva, que o coloca de volta na memória capturada. Além disso, caso tenha optado por uma foto panorâmica com um iPhone, por exemplo, ela pode ser vista como uma imagem enorme e imersiva.

O novo aparelho da Apple oferece uma nova maneira de visualizar fotos panorâmicas

Em comparação com o dispositivo Oculus da Meta, produto da Apple permite que os usuários façam muitas das mesmas coisas, mas vai um passo além: o Vision Pro não oferece apenas uma nova forma de consumir conteúdo, mas também um mecanismo para criá-lo. Considerando que aparelhos anteriores (de Meta, Sony, Microsoft, HTC e outros) são dispositivos usados ​​para visualizar um mundo virtual, parece que a Apple está ofertando uma maneira de capturar fotos e vídeos para criar arquivos visuais “espaciais”, não exatamente arquivos 3D no sentido de realidade aumentada ou realidade virtual (você não pode andar “dentro” deles ou “ao redor”). Estão mais próximos de um visual de paralaxe em que ir para a esquerda ou para a direita pode dar a ilusão de profundidade no quadro.

Editar fotos e vídeos poderá ser uma atividade mais imersiva como o “óculos” da Apple

Com o Vision Pro é possível visualizar imagens panorâmicas criadas via iPhone e iPad ao longo dos anos. Há duas opções para visualizar esses arquivos: como um arquivo plano ao longo de um único eixo, semelhante a como você pode visualizá-lo em um monitor; ou em um modo em que a imagem envolve o visualizador para imitar o ambiente real onde a imagem foi feita.

O aparelho poderá ser usado como um computador conectado ao mouse e ao teclado

O Vision Pro usa a tecnologia micro-OLED para reunir 23 megapixels em dois monitores, cada um do tamanho de um selo postal, com cores amplas e alta faixa dinâmica. Esse avanço tecnológico, combinado com lentes catadióptricas personalizadas que permitem nitidez e clareza incríveis, proporciona uma experiências única. E, enquanto o mundo externo é projetado no aparelho por meio dos visores digitais, um novo recurso chamado EyeSight possibilita que o “óculos” da Apple Pro “pareça” transparente ao projetar os olhos do usuário à frente da tela, mostrando às pessoas do lado de fora para onde o usuário está olhando.

O recurso EyeSight faz com que o “óculos” pareça transparente ao projetar o olhos do usuário

O Vision Pro também funciona como um computador: ele se conecta com o teclado e o mouse do usuário e também pode se conectar a computadores Mac e laptops. E tem algo que chamou a atenção: o dispositivo tem um botão de obturador físico acima do olho esquerdo. A Apple é rigorosa no seu design, esforçando-se para ter o mínimo de botões. Por isso é interessante que um botão do obturador seja uma das duas entradas táteis do Vision Pro – o tempo dirá se essa é uma decisão prática (ter um botão tátil é sempre útil) ou algo mais ambicioso para o futuro.

O Apple Vision Pro chega ao mercado dos EUA apenas em 2024 com  preço de US$ 3.499

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: