07
10-2019

Escolha seus favoritos em uma seleção de acessórios

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Pictar Pro é um grip ao estilo DSLR para smartphones

Pictar Pro é um grip ao estilo DSLR para smartphones

Conheça 11 acessórios que prometem facilitar a vida de fotógrafos das mais variadas especialidades

Por Guilherme Mota

O universo da fotografia permite que as inovações ocorram a todo instante. De olho em novidades recentes, Fotografe garimpou mundo afora produtos considerados muito interessantes e fez uma seleção de 11 deles com base em critérios como inovação, praticidade e usabilidade. Alguns são evoluções de acessórios que já existem, como o minitripé que se sustenta por fios de kevlar, e outros são criações surpreendentes, caso da lente macro que parece um cano de espingarda.

A boa notícia é que a maior parte dos acessórios, os que já existem e os recém-lançados, não custa caro, já que um dos objetivos de quem os cria é que sejam acessíveis a um grande público – alguns foram produzidos graças ao financiamento coletivo pelo Kickstarter. A má notícia é que os produtos selecionados pela redação dificilmente poderão ser encontrados em lojas no Brasil, já que impostos em geral, principalmente o de importação, afastam empresas que poderiam trazê-los em uma escala maior – para quem se interessar, o jeito será adquiri-los em lojas online pela internet. Conheça a seleção internacional de Fotografe.

1 – Uma mãozinha extra
Se você também usa smartphone para fotografar e filmar, certamente já sentiu a necessidade de ter uma empunhadura melhor, ou pelo menos alguns comandos e botões além daqueles disponíveis na tela do aparelho. Para solucionar isso, a empresa Miggo lançou o Pictar Pro, acessório que funciona como um suporte adicional e altamente funcional para smartphones Android e IOS, oferecendo controles mais próximos aos de uma câmera DSLR.

O produto oferece dois discos seletores na face superior: um para controle de exposição e outro, “inteligente”, para selecionar entre nove ajustes predefinidos. Além disso, há ainda um botão para disparo, um disco frontal para ajuste de zoom, uma sapata para luzes LED adicionais ou microfones, encaixe para tripés e uma bateria interna que permite carregar o smartphone sem uso de fio (para os que têm essa função). O Pictar Pro se conecta ao aparelho por meio de um aplicativo próprio e um viewfinder especial permite ver as imagens mesmo sob a luz do sol. Preço: cerca de US$ 100.

Pictar Pro, acessório que funciona como um suporte adicional e altamente funcional para smartphones Android e IOS

Pictar Pro, acessório que funciona como um suporte adicional e altamente funcional para smartphones Android e IOS

2 – Mega macro
Ao olhar de longe, parece o cano de uma arma. Mas é a objetiva Laowa 24 mm f/14 2x Macro Probe, da Venus Optics, uma das lentes de visual mais incomum já fabricadas. Apesar disso, promete ser uma ótima companheira para quem deseja fotografar o mundo em outras perspectivas.

Ela pesa 474 g, apesar dos 40 cm de comprimento, com um corpo extremamente alongado. A distância mínima de foco é de 20 mm, com um sistema de iluminação embutido no corpo. Além disso, é à prova d’água, o que abre um mundo de possibilidades em relação a temas, objetos e situações para fotografar e filmar, colocando-a à frente de muitas outras objetivas da categoria.

O formato permite posicionar a objetiva dentro da água e até mesmo dentro de uma garrafa, por exemplo. A Laowa 24 mm f/14 2x Macro Probe será oferecida em encaixes Canon EF, Nikon F e Sony FE a um preço estimado de US$ 1.499.

Objetiva Laowa 24 mm f/14 2x Macro Probe, da Venus Optics

Objetiva Laowa 24 mm f/14 2x Macro Probe, da Venus Optics

3 – Faça chuva ou faça sol
Proteger a câmera de fotógrafos e filmmakers que podem ser pegos de surpresa é o foco das novas capas de emergência da empresa Think Tank Camera, desenvolvidas para garantir que a água não atinja o equipamento quando o clima mudar de repente. Indicada pela simplicidade e facilidade de uso, a linha está disponível nos tamanhos pequeno e médio, desenhados tanto para câmeras DSLR quanto para mirrorless, mesmo quando montadas com objetivas profissionais e de grandes dimensões, como uma 70–200 mm, por exemplo.

Quando não estão em uso, as capas podem ser comprimidas e guardadas em pequenos bolsos da mochila – o que permite levá-las constantemente, mesmo quando a chuva não é uma preocupação imediata.

As capas contam com uma abertura ajustável à da objetiva, enquanto uma abertura regulável permite manipular a câmera. Uma janela transparente ainda torna possível ver o monitor. Para evitar surpresas com ventanias, a capa fica presa também à sapata do flash e à cabeça do tripé. As capas custam entre US$ 35 e US$ 40.

Capa de emergência da empresa Think Tank Camera

Capa de emergência da empresa Think Tank Camera

4 – Firme e tenso
Carregar tripés pode ser chato e cansativo, especialmente quando se deseja uma altura mínima de operação – em lugar dos pequenos tripés de mesa, por exemplo. Mesmo os modelos mais simples ocupam espaço considerável, sem falar no peso.

Tudo isso muda com o novo LumaPod, tripé engenhoso e criativo, que pode ser montado em apenas 4 segundos. Ele permanece firme não apenas pela haste e pequenos pés em alumínio, mas por cabos de kevlar que criam forças de tensão e compressão no sistema, sem perder a capacidade de nivelamento em terrenos desiguais.

O produto é tão interessante que a campanha de financiamento no Kickstarter atingiu a meta de US$ 40 mil em apenas 90 minutos e até o fechamento desta edição já ultrapassava os US$ 250 mil, com mais de 1.700 interessados. O LumaPod estará disponível em dois modelos: Go85, que atinge 85 cm de altura, para câmeras de até
1 kg, e Go120, que suporta 2 kg de equipamento e atinge 120 cm. O produto deve chegar ao mercado em maio de 2019, com preços variando de US$ 160 a US$ 230.

LumaPod, tripé engenhoso e criativo, que pode ser montado em apenas 4 segundos

LumaPod, tripé engenhoso e criativo, que pode ser montado em apenas 4 segundos

5 – Através dos vidros
Quem já precisou fotografar alguma coisa através de uma janela envidraçada sabe bem como é desafiador conseguir uma imagem sem nenhuma reflexão – isso porque nem sempre as condições de iluminação são favoráveis, e mesmo utilizando filtros especiais, como os polarizadores, não é garantido que 100% das reflexões sejam eliminadas.

Mas surgiu então o Ultimate Lens Hood (ULH), acessório desenhado especialmente para ajudar a capturar imagens sobre superfícies transparentes como vidros e acrílicos. O dispositivo nada mais é que uma espécie de para-sol de silicone em formato cônico, que lembra um desentupidor de pia, capaz de se adequar a qualquer formato de lente. O produto impede a entrada de qualquer luz vinda do mesmo lado do vidro do observador, eliminando de vez qualquer chance de reflexos.

O criador do produto, Josh Smith, explica que o ULH foi idealizado depois de um viagem dele ao Japão, quando teve dificuldades em fotografar através dos vidros de deques e torres de observação. Além da versão “padrão” desenhada para câmeras DSLRs e mirrorless, há ainda um ULH Mini, projetado para smartphones. Por ser flexível, o produto permite ajustar com facilidade a posição da câmera sem invasões luminosas indesejadas. O acessório também está no Kickstarter, e da meta inicial de US$ 10 mil Smith já havia alcançado incríveis US$ 250 mil. Custará entre US$ 25 e US$ 40.

Ultimate Lens Hood (ULH), acessório desenhado especialmente para ajudar a capturar imagens sobre superfícies transparentes como vidros e acrílicos

Ultimate Lens Hood (ULH), acessório desenhado especialmente para ajudar a capturar imagens sobre superfícies transparentes como vidros e acrílicos

6 – Dois em um
Que tal um estabilizador que você veste, em vez de carregar? Essa é a ideia do Steadify, um conceito de monopé- -estabilizador feito para ser utilizado preso ao corpo, conferindo estabilidade, praticidade de movimento e segurança para quem opera a câmera.
A ideia dos criadores foi unir as duas peças em apenas uma, afixando o monopé a uma espécie de cinta, deixando a câmera firmemente presa ao movimento dos quadris – uma das partes mais estáveis do corpo. Para filmmakers, o produto ainda funciona como um jib para conseguir movimentos mais suaves tanto na vertical como na horizontal – uma forma de adicionar dinamismo às cenas.

A haste possui tamanho regulável de até 80 cm. É travada facilmente com um movimento de rotação, além de uma fixação magnética adicional para evitar que ela abra por acidente. A câmera pode ser afixada no suporte universal que acompanha o kit, facilmente trocado por qualquer conjunto de suporte desejado. O produto está disponível por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter e também no site da Amazon. Custa US$ 129.

Steadify, um conceito de monopé- -estabilizador feito para ser utilizado preso ao corpo

Steadify, um conceito de monopé- -estabilizador feito para ser utilizado preso ao corpo

7 – Um estúdio à mão
Muitos fotógrafos de produtos preferem usar pequenos estúdios portáteis por sua praticidade de transporte e facilidade de montagem – além da consistência e previsibilidade dos resultados. E se você pudesse fazer isso para fotografar modelos?
Essa foi a ideia dos criadores do Konseen Photo Studio, uma tenda portátil que faz as vezes de estúdio quando montada. Segundo o fabricante, a tenda é feita de um tecido refletor prateado resistente ao calor e especialmente costurado para oferecer iluminação uniforme, evitando sombras duras e reflexões.

Ao contrário de ideias similares, que pecam pela extrema simplicidade, o diferencial do acessório são os adicionais, em especial as oito fitas de luz reguladas para uma temperatura de 5.500K, cada uma contendo 96 LEDs individuais. Elas são posicionadas de maneira uniforme e são reguláveis individualmente para um controle preciso da luz no objeto. Para completar, o kit inclui três fundos (preto, branco e azul) e tecidos difusores.
O produto é vendido em dois tamanhos e preços: o maior, de 1,2 x 1 x 2 m, para adultos, custa US$ 380; e o menor, voltado para crianças, com dimensões de 1,2 x 0,6 x 1,6 m, US$ 280.

Konseen Photo Studio, uma tenda portátil que faz as vezes de estúdio quando montada

Konseen Photo Studio, uma tenda portátil que faz as vezes de estúdio quando montada

8 – Que se faça a luz
Criada pela empresa chinesa Cactus, a RQ250 é uma lâmpada flash pequena e extremamente versátil. Com 250W de potência e alimentada por baterias internas recarregáveis, permite disparar nada menos que 520 vezes em carga máxima, com tempo de recarga de 1,1 segundo. A luz é um pouco maior que um flash convencional, cabendo na palma da mão e podendo ser facilmente acomodada em uma mochila.

A lâmpada vem com uma cabeça difusora e encaixes magnéticos para filtros e modificadores de luz, e tem potência de 3,5 vezes um flash portátil, além de operar em sistemas TTL e HSS, com suporte a oito diferentes marcas de câmeras: Canon, Fujifilm, Nikon, Olympus, Panasonic, Pentax, Sigma e Sony. Além disso, oferece ajustes finos para até 0,1 EV e um controle de potência de 10 stops, até 1/512.

A companhia quer financiar o projeto via Kickstarter, com uma meta de arrecadar US$ 100 mil, oferecendo descontos para os primeiros apoiadores – que vão pagar US$ 524 por unidade. Quando chegar ao mercado, a RQ250 deverá custar US$ 700.

RQ250 é uma lâmpada flash pequena e extremamente versátil

RQ250 é uma lâmpada flash pequena e extremamente versátil

9 – Pequeno e robusto
Para fotógrafos de natureza, filmmakers de aventuras ou qualquer outra situação em locais inóspitos e difíceis, a SanDisk criou o SSD Extreme Portable. É tão pequeno que cabe facilmente na mão e na mochila (8,85 × 49,55 × 96,2 mm apenas), e leve (40 g) o suficiente que mal será percebido na bagagem.

O corpo emborrachado tem proteção contra água e poeira e aguenta quedas de até 2 metros. Ele pode ainda ficar preso à bolsa ou ao cinto por um mosquetão apenas, se for realmente necessário. Apesar de pequeno, a capacidade varia de 250 GB a 2 TB de armazenamento, com leituras de até 550MB/s e conexão USB-C, com adaptador para USB-A. Os preços variam de US$ 90 a US$ 520.

SSD Extreme Portable, da Sandisk

SSD Extreme Portable, da Sandisk

10 – Distorção zero
A marca europeia Irix acabou de lançar uma objetiva 150 mm f/2.8 Macro para câmeras com sensor full frame, desenvolvida com encaixes Nikon F, Canon EF e Pentax K. Devido à distância focal longa, ela permite capturar cenas a uma distância maior do objeto do que a grande maioria das objetivas macro, um recurso que ajuda a evitar sombras e permite configurar melhor a iluminação.

Além disso, há outros diferenciais, em especial a distorção próxima de zero apresentada pelo projeto, de apenas 0,1%, e um fator de magnificação de 1:1. Some a isso as onze lâminas de diafragma – que oferecem um bokeh agradável e único às cenas – e também a proteção contra intempéries em pontos vitais do corpo da lente.

Para garantir um manuseio apropriado, o sistema de foco é interno (a objetiva não muda de tamanho ao focar) e o anel de ajuste focal é grande e emborrachado, com uma rotação máxima de 270°, além da função de trava de foco. Com todos esses recursos, vale a pena ficar de olho na marca e no preço da objetiva (que ainda será anunciado pela Irix).

Objetiva 150 mm f/2.8 Macro, da Irix

Objetiva 150 mm f/2.8 Macro, da Irix

11 – Câmera firme e segura
Para quem precisa carregar a câmera próxima ao corpo, mas pronta para usar a qualquer instante, a Cotton Carrier Skout pode ser a solução. O sistema foi desenhado para fotógrafos e filmmakers que precisam manter as mãos livres entre os cliques – porque está na natureza, escalando ou operando outros equipamentos ou veículos.

O Skout é uma simplificação de um modelo anterior. Preso ao tronco e apenas a um ombro, é leve e prático, e conta com um sistema do tipo “girar para travar”, patenteado pela marca. Além disso, conta ainda com um cordão adicional de segurança e uma bolsa para carregar cartões de memória, documentos e pequenos acessórios. O desenvolvimento do produto contou com financiamento coletivo via Kickstarter e ele custa US$ 79.

Cotton Carrier Skout, sistema desenhado para fotógrafos e filmmakers que precisam manter as mãos livres entre os cliques

Cotton Carrier Skout, sistema desenhado para fotógrafos e filmmakers que precisam manter as mãos livres entre os cliques

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 266 

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