07
10-2019

Fotos de gastronomia

Dicas Técnicas   /  
Uma imagem bem produzida postada nas redes sociais ou no site do estabelecimento pode ajudar a atrair mais clientes

Uma imagem bem produzida postada nas redes sociais ou no site do estabelecimento pode ajudar a atrair mais clientes. Foto: Thobias Almeida

O especialista em fotografia de gastronomia Thobias Almeida ensina 10 razões para convencer o cliente a optar por imagens profissionais

Por Livia Capeli

Restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks, mercearias e padarias podem ter mais sucesso com a ajuda de uma boa imagem de comida. Se a foto do prato é bem-feita, ela se torna uma poderosa arma para atrair clientes, principalmente quando está nas redes sociais.

O que ocorre atualmente é que a maioria das pessoas antes de ir a um restaurante faz uma pesquisa na internet. E, se a comida for bem fotografada, tem o poder de atrair gente, impulsionar postagens, cativar seguidores em redes sociais, ajudar na estratégia de marketing do negócio e até ser fundamental para o sucesso de um empreendimento gastronômico.

É com essa receita que o fotógrafo mineiro Thobias Almeida, 37 anos, aliado a tantos outros ingredientes, convence clientes a contratarem seus serviços fotográficos especializados para deixar a comida ainda mais apetitosa.

Fotografe conversou com o profissional de Belo Horizonte (MG), que resumiu em 10 passos as estratégias que podem ser usadas para persuadir o cliente na hora de fechar um negócio no segmento. Aprenda com ele quais argumentos usar.

Fotos profissionais também impulsionam postagens, alavancam seguidores nas redes sociais e colaboram com a estratégia de marketing do negócio. Foto: Thobias Almeida

Fotos profissionais também impulsionam postagens, alavancam seguidores nas redes sociais e colaboram com a estratégia de marketing do negócio. Foto: Thobias Almeida

1 – Lembre-se de mencionar que o cliente do restaurante, em muitos casos, terá o primeiro contato com a comida por meio de uma boa imagem colocada nas redes sociais. “Alguns estabelecimentos gastronômicos mais veteranos, que prosperaram na era analógica, têm certa resistência a aceitar as redes sociais e a contratar um profissional da fotografia para isso. Entretanto, os mais contemporâneos já estão conscientes de que uma boa imagem realizada por um fotógrafo profissional valoriza e diferencia os pratos, e colocam esses custos em suas planilhas”, explica Almeida.

2 – Um estudo feito pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, aponta que uma fotografia de comida quando transmite a ideia de ser apetitosa desperta fortes sensações – um artigo sobre isso pode ser acessado pelo link https://bit.ly/2E3iGLi. Use esse argumento para mostrar ao cliente que um dos maiores crescimentos de fluxo sanguíneo no cérebro ocorre quando as pessoas são expostas a imagens bem produzidas de comidas atraentes.

3 – Explique ao cliente que contratar um serviço de fotografia profissional de gastronomia proporcionará um diferencial ao negócio dele, além de criar uma identidade visual ao empreendimento. Isso significa que a comida dele será mostrada como ela realmente é, porém, de uma maneira mais sofisticada, usando ângulos corretos, valorizando a forma e o estilo do restaurante (ou bar), assim como as qualidades e a atmosfera do ambiente onde ela é servida.

Bares e food trucks também podem se beneficiar dos serviços especializados, cabe ao fotógrafo usar os argumentos certos. Foto: Thobias Almeida

Bares e food trucks também podem se beneficiar dos serviços especializados, cabe ao fotógrafo usar os argumentos certos. Foto: Thobias Almeida

4 – De uma maneira elegante e sem ofender o orgulho do cliente, explique que ter conhecimento sobre iluminação, técnicas de composição e, ângulos adequados, sem contar um olhar habilidoso, proporciona resultados melhores que as fotografias amadoras captadas com um smartphone.

5 – Esclareça ao cliente que fotos bem produzidas disseminam o conceito de que existe comprometimento, qualidade e profissionalismo. “Um site bem-feito, abastecido com boas imagens, transmite a sensação de capricho com a comida. É como um selo de qualidade do negócio”, afirma o especialista.

6 – Thobias Almeida lembra que o Instagram atualmente é uma das melhores redes sociais para a gastronomia e isso significa também que ela é uma das maiores e mais baratas propagandas para vender comida. Justifique ao cliente que o sucesso na plataforma depende de muito boas imagens. Se a rede social não é abastecida com fotografia profissional, o alcance e o envolvimento tendem a ser bem menores.

7 – Explique educadamente que o fotógrafo de gastronomia é um profissional que acompanha as tendências do segmento, e sabe o que fazer e como surpreender o cliente de um estabelecimento gastronômico por meio de uma imagem de comida.

Foto: Thobias Almeida

Foto: Thobias Almeida

8 – Muitos donos de estabelecimentos ligados à gastronomia acreditam que são muito simples e que fotografia desse tipo não é feita para eles. Por isso optam por fazer uma promoção mais amadora nas redes sociais. Trate de desmistificar isso. Convença-o de que não existe comida simples, e sim a comida malfeita e a bem-feita. “Não importa o tipo de cozinha com a qual se trabalha, popular ou sofisticada, o cliente precisa saber que o fotógrafo profissional saberá apresentar os pratos da melhor forma possível”, diz o especialista.

9 – Alguns donos de restaurantes e bares costumam usar “inconscientemente” fotografias de bancos de imagens em redes sociais ou sites. É o tipo de atitude, segundo Almeida, que prejudica a identidade visual e a credibilidade do negócio. “O cliente dele pode chegar procurando aquele prato da foto de banco de imagem, e fica muito chato explicar que não existe. Ele precisa entender que a fotografia da comida real dará mais autenticidade e fará com que o restaurante se destaque em meio à concorrência”, explica.

10 – Fotografia de comida bem produzida postada em rede social é a tendência atual e traduz um estilo de vida das pessoas, diz Almeida. “Vivemos na era da imagem e as pessoas cada vez mais querem mostrar que estão comendo em um lugar legal uma comida bonita. Então, explique ao cliente por que é tão importante apostar nisso”, ensina.

Foto: Thobias Almeida

Foto: Thobias Almeida

 

Foto: Thobias Almeida

Foto: Thobias Almeida

Foto: Thobias Almeida

Foto: Thobias Almeida

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 267 

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: