12-2018
Photokina anual é adiada e começará em 2020
Em 2017, os organizadores da Photokina anunciaram que a maior feira do setor fotográfico do mundo iria se “reposicionar” a partir de 2018. Depois, comunicaram que o evento bienal sempre programado para setembro passaria a ser anual, estreando esse novo formato já em maio de 2019. Mas os planos mudaram. Segundo a Associação da Indústria Fotográfica Alemã, patrocinadora conceitual da feira, e a Koelnmesse, organizadora do evento, a Photokina 2019 não ocorrerá. A estreia da feira anual foi adiada por ano, ou seja, segundo o planejado, ocorrerá 27 a 30 de maio de 2020.
“A decisão de adiar o início do ciclo anual anunciado tem a intenção de dar a todos os participantes a oportunidade de desenvolver o novo conceito para a Photokina e explorar novos grupos-alvo entre expositores e visitantes para aumentar o status da feira como uma plataforma global para a indústria de fotografia e imagem ”, diz o comunicado divulgado para a imprensa.
Segundo os organizadores, a Photokina 2018 superou as expectativas com ações inovadoras e contou com 180 mil visitantes de 127 países. Com isso, na visão dos executivos, a feira passada colocou uma demanda muito alta para o próximo evento, sendo pouco provável que, em maio de 2019, pouco mais de sete meses após o final do última feira, a mesma atmosfera fosse atingida. Assim, decidiu-se por começar o novo ciclo anual em 2020.
Considerando o tempo curto em relação à última Photokina (sem esquecer a proximidade com as feiras CP +, em março, e a NAB Show, em abril), parece apropriada a decisão de dar mais tempo para que expositores, mídia e participantes façam um melhor planejamento em atualizações, produtos e custos para preencher os amplos pavilhões da Köln Messe, a gigantesca área de exposições em Colônia, Alemanha.