15
05-2024

Canon prepara o terreno para lançar a EOS R1 como uma câmera revolucionária

Com lançamento previsto ainda para 2024 (talvez em setembro), a Canon finalmente revelou que está desenvolvendo o modelo EOS R1, uma câmera mirrorless de sensor full frame que será o topo de linha do Sistema EOS R, equipado com a montagem RF. Com isso, mesmo sem ter anunciado oficialmente, deixa claro que a era das DSLRs da marca acabou mesmo, como já previsto há alguns anos pela Fotografe. Já estão sendo realizados testes de campo com a EOS R1 para avaliar seu desempenho em eventos esportivos internacionais, o que também deverá ocorrer durante os Jogos Olímpicos de Paris, em julho.

Os rumores do lançamento da R1 vêm desde 2021 e só agora há uma confirmação oficial da Canon

A EOS R1 está sendo projetada para oferecer o que há de mais avançada em tecnologia desenvolvida pela Canon. Combinando alto desempenho com durabilidade e confiabilidade, o modelo deverá melhorar drasticamente o desempenho na captura de imagens estáticas e vídeos em comparação com a atual topo de linha, a R3, lançada em 2021. A nova câmera, por exemplo, contará com o recém-desenvolvido processador de imagem DIGIC Accelerator, complementado pelo já existente DIGIC X. O novo sistema de processamento, atuando em conjunto com um novo sensor CMOS de última geração, permitirá o processamento de grandes volumes de dados em alta velocidade, trazendo avanços significativos em foco automático (AF) e outras funcionalidades, informa a Canon.

A R1 terá sensor full frame, mas a resolução ainda é um mistério; ela será o modelo topo de linha da marca

Ao combinar o novo sistema de processamento e a tecnologia de aprendizagem profunda (deep learning) em um nível avançado, as R1 deverá alcançar um reconhecimento de assuntos com velocidade e precisão muito acima dos atuais padrões. No caso de eventos esportivos coletivos, em que vários objetos podem se cruzar, a precisão no rastreamento será aprimorada, garantindo que o assunto principal permaneça em foco mesmo em situações complexas. Para isso, uma das novidades é a função AF “Action Priority”, que reconhece o movimento do assunto  analisando rapidamente o estado dele. Nos momentos de uma competição em que é difícil prever o que acontecerá a seguir, essa função determinará automaticamente o atleta que executa certa ação – tendo “chutar uma bola” como tema principal, por exemplo, há uma mudança instantânea do quadro AF, ajudando assim o fotógrafo a capturar os momentos decisivos.

A EOS R3 já uma câmera mirrorless bastante avançada em tecnologia; a R1 deve superá-la em vários aspectos

Além disso, o sistema de processamento e a tecnologia de aprendizagem profunda deverão contribuir para a melhoria da qualidade da imagem. A Canon informa ter incorporado a função de redução de ruído de imagem, anteriormente disponível apenas como parte do software para PCs, diretamente na câmera, melhorando ainda mais a qualidade da imagem e expandindo as possibilidades criativas do usuário. A meta com a R1 atende aos mais rigorosos padrões de profissionais das áreas de esportes, fotojornalismo e produção de vídeo.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: