04-2024
Fernanda Chemale apresenta a mostra “Retratos Sonoros” em famoso café de Porto Alegre
A exposição “Retratos Sonoros” da gaúcha Fernanda Chemale foi aberta em Porto Alegre (RJ) como parte do projeto Café & Fotografia no Café Fon Fon – famosa casa de jazz, blues e boa música da cidade – e poderá ser visitada até 25 de maio de 2024. A mostra reúne 18 retratos em P&B de nove músicos da cena do rock gaúcho. Apresentados em dípticos, os retratos foram realizado por Chemale nos anos de 2012 e 2022, marcando assim uma passagem de 10 anos entre um e outro.
Retratos de roqueiro Wander Wildner, que foi do punkrock ou punkbrega, em 2022 e 2012
A série “Retratos Clássicos do Rock Gaúcho” surgiu em 2012 nos camarins dos Concertos Dana com a Orquestra e convidados. Os retratados por ela são Edu K, Márcio Petracco, Frank Jorge, Júlio Reny, Biba Meira, Júlia Barth, Wander Wildner, Ricardo Cordeiro/King Jim e Nei Van Soria. Além disso, Fernanda Chemale tem produzido material sobre o tema desde o final dos anos 1980, quando houve uma explosão de bandas de rock no Brasil.
A mostra “Retratos Sonoros” reúne 18 imagens em dípticos de músicos gaúchos, como a baterista Biba Meira
A exposição no Café Fon Fon foi inspirada no espetáculo Clássicos do Rock Gaúcho, arquitetado pelo maestro Tiago Flores e executado com a Orquestra de Câmara da Ulbra – em 2022 a Orquestra completou 10 anos da apresentação e reuniu novamente os músicos para mais um espetáculo. A mostra é gratuita e está aberta de quarta a domingo, das 19h às 23h30.
O irreverente Edu K é um dos roqueiros gaúchos retratados pela fotógrafa Fernanda Chemale
Fernanda Chemale é fotógrafa e artista visual. Lançou os livros Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente e Desordem. Suas obras estão em coleções públicas e privadas entre elas Pirelli/MASP de Fotografias, Coleção Joaquim Paiva/MAM-Rio, MAC-RS, Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, Museu do Homem do Nordeste, Fundacion Albacete Espanha e Centro de Fotografia de Montevidéu. Sua produção é marcada por uma investigação do cotidiano, da memória e das fronteiras entre realidade e ficção. É também professora de Fotografia e coordenou as oficinas de foto do Projeto de Descentralização da Cultura, da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2024, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas com destaque para exposição individual.
Julia Barth, vocalista da banda punk Os Replicantes, é uma das mulheres que fizeram história no rock gaúcho