02-2024
Panasonic surpreende ao lançar zoom 28-200 mm com um preço atraente
A Panasonic surpreendeu o mercado ao lançar uma nova lente com menos dois meses em relação á novidade anterior (a compacta macro Lumix S 100 mm f/2.8). O anúncio agora é da zoom multifuncional Lumix S 28-200 mm f/ 4-7.1 Macro OIS para câmeras full frame com montagem (baioneta) L. Esta é a primeira zoom que vai de grande angular a tele da Panasonic para as câmeras Lumix Série S.
É uma objetiva voltada especialmente fotógrafos novatos ou os que não têm um grande orçamento para trabalhar, já que se trata de uma lente zoom versátil, que pode atender a muitos segmentos da fotografia. A Panasonic, no entanto, informa que, ao contrário de algumas objetivas multifuncionais concorrentes, a nova 28-200 mm promete um “excelente desempenho de imagem” e “bokeh impressionante”. São afirmações ambiciosas, que devem ser testadas na prática.
Por enquanto, levando em consideração o perfil da lente, que não é profissional, ela parece especialmente adequada para fotografia de viagens, de paisagens, de cenas de rua e até retratos. A abertura, que varia de f/4 em grande angular e diminui para f/7.1 em tele máxima, pode não parecer eficiente para retratos, mas ela pode focar bem de perto, isso ajuda a criar um atraente bokeh (conta com diafragma de circular de nove lâminas) e uma separação de fundo, quando a situação permitir.
A lente inclui “Macro” no nome em razão da distância mínima de foco, que é de 14 cm, o que permite uma ampliação máxima de 1:0,5 – ou seja, o “macro” é puro marketing, já que macrofotografia começa a partir de uma relação de ampliação de 1:1; ela produz um ótimo close-up, somente isso. Compacta para um zoom desse alcance, tem cerca de 9,3 cm de comprimento, pesa 413 gramas e se estende ligeiramente ao aplicar o zoom, mas apenas cerca de 50%. Também é resistente a poeira, respingos e congelamento.
Quanto ao foco automático, a Panasonic promete um autofoco silencioso e de alta velocidade. Também inclui estabilização óptica de imagem (OIS), que garante compensação de vibração de até 6,5 pontos ao usar o sistema Dual IS 2. Por ser de baioneta L, pode ser usada ainda em câmeras Leica (com quem a Panasonic tem uma parceria na produção de lentes). O preço é atraente: US$ 898 no mercado americano.