12-2023
Fabricante do P&B Ilford anuncia filme colorido Harman Phoenix de ISO 200
O Harman Phoenix 200 é um negativo colorido com bobina de 36 poses
A Harman Photo, empresa que fabrica negativos P&B da marca Ilford, anunciou um novo filme colorido: Harman Phoenix 200. De edição limitada, o produto tem 36 exposições, ISO 200, foi projetado para câmeras SLR de 35 mm e produzido inteiramente na fábrica da Harman em Mobberley, no noroeste da Inglaterra.
“Somos muito conhecidos por nossos filmes em preto e branco que regularmente nos perguntavam por que não fazíamos filmes coloridos”, diz o diretor-gerente Greg Summers. “Sempre acreditamos que isso não era viável, mas tenho o prazer de dizer que estávamos errados”, completou.
Segundo a Harman, o negativo colorido gera fotos de alto contraste com “grão visível e cores fortes e vibrantes”, o que é apoiado pelos exemplos de imagens compartilhadas pela empresa. O cassete com código DX pode ser classificado entre ISO 100 e 400, mas Harman acredita que seu desempenho é melhor em ISO 200 em “luz boa e consistente, com possibilidade de halo”.
Giles Branthwaite, diretor de vendas e marketing da Harman, acredita que o novo filme é diferente de qualquer filme colorido no mercado. “Como é o nosso primeiro, também reconhecemos que não é perfeito, mas a comunidade fotográfica clama por opção de escolha no que diz respeito à cor e isso podemos ofecerer”, diz Branthwaite.
Para o executivo, há futuro na fotografia analógica, que hoje é um nicho de mercado. Ele afirma que esse é apenas o começo da jornada colorida da Harman. “As vendas desse filme nos permitirão investir, refinar e melhorar ainda mais as formulações, capacidades de revestimento e tecnologia de núcleos”, comenta Branthwaite.
Formada em 2005 por ex-gerentes da Iford Imaging do Reino Unido, a Harman leva o nome do britânico Alfred Harman, fundador da Ilford original, em 1879. Ao mesmo tempo, a empresa também adquiriu as instalações em Mobberley, Inglaterra, local tradicional dos produtos fotográficos P&B, garantindo a produção e a sobrevivência da marca. Em 2015, a Harman foi adquirida pela Pemberstone Ventures, um grupo de investimento britânico.