21
11-2023

Segunda edição do FotoDoc em São Paulo tem encontros, exposições, workshops e leitura de portfólios

Vai até o sábado, dia 25 de novembro de 2023, a segunda edição do FotoDoc – Festival de Fotografia Documental, na Escola Panamericana de Arte e Design ( Av. Angélica, 1.900, Higienópolis), em São Paulo (SP). Tendo como tema “Centro Periférico”, o festival contará com exposição individuais dos fotógrafos Carlos Moreira (“Contrastes Mínimos”) e Marcelo Greco (“Penumbra”), além de uma coletiva com os 17 contemplados pelo prêmio Portfólio Fotodoc , entre eles André Valentim , vencedor geral com o portfólio “No Olho da Rua” – as mostras ficam em cartaz até janeiro de 2024 e a entrada é gratuita.

Louvação a Iemanjá na Praia Grande Santos-SP 1978 Crédito: Nair Benedicto/N Imagens

Louvação a Iemanjá, de 1978: foto feita pela mestra Nair Benedicto, que dará workshop durante o FotoDoc 2023

Também compõem a programação do festival atividades como a leitura de portfólios, que contará com quatro curadores (Valdemir Cunha, Juan Esteves, Monica Maia e Fernando Costa Neto); e workshops com nomes importantes da fotografia brasileira: Inês Bonduki, Edu Simões, Marcelo Greco, Rogério Assis, Tuca Vieira e Nair Benedicto. O público ainda poderá participar de encontros temáticos com fotógrafos mediados por um entrevistador e de conversas com autores sobre seus mais recentes trabalhos, em um espaço de livraria ocupado pelas editoras Lovely House, Origem e Vento Leste. No encerramento, o encontro Artescambo propõe a troca de fotografias, gravuras e peças gráficas sem que a identidade dos autores seja revelada.

Imagem de pescador captada nas Reentrâncias Maranhenses por Valdemir Cunha, que fará leitura de potfólio no evento

Sediado na maior metrópole e centro econômico de um país periférico, o Festival parte do tema “Centro Periférico” para discutir as relações entre centro e periferia, por meio da obra de grandes fotógrafos convidados, com o objetivo de ressaltar proximidades, estabelecer laços e pontes e criar diálogos. Para Érico Elias, idealizador e organizador do festival, os dois conceitos econômicos provenientes da geografia se colocam como opostos, mas podem ser complementares. “Nosso objetivo durante o festival, por meio dos encontros, exposições e lançamentos de livros, será debater como reduzir desigualdades, diluir fronteiras e construir uma realidade em que o centro e periferia se complementem”, avalia.

Imagem impressionante de viadutos na Ásia que faz parte do trabalho de Tuca Vieira, também convidado do FotoDoc

Dentro desse contexto, o fotógrafo André Valentim foi escolhido o ganhador do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023 com o trabalho “No Olho da Rua”, que retrata a vida na Fazenda Modelo, um abrigo para moradores de rua desativado em 2003 no Rio de Janeiro (RJ). As imagens foram captadas entre 2001 e 2003, com filme P&B. Pelo trabalho, Valentim vai receber um troféu especialmente confeccionado para a ocasião.

Fazenda Modelo – RJ

Uma das fotos do ensaio “Olho da Rua”, de André Valentim, ganhador do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

Os demais fotógrafos cujos trabalhos foram selecionados para a coletiva são: Tadeu Vilani, na categoria Portfólio; Bruñel Galhego, Júlio Magalhães, Luiz Peixoto, Paula Giordano e Thiago Soares, na categoria Ensaio; e Ana Clara Matta, Joana Verdial, Lela Beltrão, Luisina Ferrari, Márcio Cunha, Michael Dantas, Míriam Ramalho, Niina, Raphael Alves e Renata Casali, na categoria Imagem Destacada. O Júri do Prêmio foi composto por Érico Elias, Elcio Ohnuma, coordenador de fotografia na Escola Panamericana, além da curadora Mônica Maia e dos fotógrafos Nair Benedicto e Tuca Vieira.

Imagem do documentário do fotógrafo Tadeu Vilani com mulheres que trabalham como vaqueiras no Rio Grande do Sul

Nos dias 24 e 25 de novembro estão previstos seis workshops com nomes importantes da fotografia, focados na atualidade do ofício. São eles: “A Experiência Como Fonte de Pesquisa em Fotografia”, com Inês Bondukii; “Como Ser um Fotodocumentarista Relevante Na Era da Pós-Fotografia”, com Edu Simõess; “Apresentação Sobre Projetos Editoriais de Livros de Fotografia”, com Marcelo Grecoo; “Fotografia Documental Socioambiental”, com Rogério Assis; “Atlas – Fotografia, Mapeamento e Orientação Visual”, com Tuca Vieira; e “O Brasil Que Não Me Deixou”, com Nair Benedicto. Serão disponibilizadas 30 vagas por sessão, com 2h30 de duração cada – para base mais, acesse www.fotodoc.com.br.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: