19
05-2017

Fotos premiadas no World Press Photo podem ser vistas no Rio

O fotojornalismo também pode ser visto como arte, e alguns prêmios são oferecidos às melhores composições que ainda contem uma boa história. O World Press Photo é uma das maiores premiações do mundo no quesito, e as fotos ganhadoras da 60ª edição do prêmio foram reunidas em exposição na Caixa Cultural Rio de Janeiro. São 154 registros que recuperam os fatos mais marcantes de 2016. Na edição 247 de Fotografe Melhor, confira uma matéria completa sobre os ganhadores.

A foto vencedora foi feita pelo turco Burhan Ozbilici, fotógrafo da Associated Press desde 1996. Em dezembro de 2016, ele acompanhava a cerimônia de inauguração de uma exposição de artistas russos em Ancara, capital turca. Andrei Karlov, embaixador da Rússia no país, fazia o discurso de abertura quando foi morto a tiros pelo policial Mevlut Mert Altintas, um ataque incentivado pelo ódio religioso por causa da participação russa na guerra civil síria. A série ganhou o primeiro lugar da categoria Notícias Locais e levantou o questionamento quanto à ética de um jornalista ou fotógrafo quando testemunha de uma situação tão grave.

Outros dois destaques da premiação foram os brasileiros Lalo de Almeida e Felipe Dana. Lalo, da Folha de S.Paulo, foi o segundo colocado da categoria Temas Contemporâneos com um ensaio sobre crianças que nasceram com microcefalia, publicado em um especial para o site do jornal. A foto de Dana, da Associated Press, foi feita em sua primeira cobertura da guerra contra o Estado Islâmico, em Mossul, no Iraque, e conquistou o terceiro lugar do tema Notícias Locais.

Serviço
Data: até 18 de junho de 2017
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro, Rio de Janeiro
Informações: (21) 3980-3815
Site Caixa Cultural

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: