12
06-2024

Canon anuncia a primeira lente híbrida RF com distância focal fixa e  um novo flash dedicado

A Canon anunciou a lente RF 35 mm f/1.4 L VCM, o primeiro lançamento da marca de uma série de lentes RF de distância focal fixa com design híbrido para fotos e vídeo – ou seja, se destinam ao uso em câmeras EOS fotográficas e de cinema. A empresa japonesa anunciou ainda a chegada do flash Speedlite EL-10 como integrante de um novo design de hot shoe multifuncional para usuários das mais novas câmeras mirrorless EOS R.

Com diafragma de 11 lâminas, a nova lente conta com os revestimentos Super Spectra, Air Sphere e de flúor. O foco automático é acionado por um motor de bobina de voz (VCM), um tipo de motor linear, para foco rápido e preciso. Em termos de tamanho, a lente tem 100 mm de comprimento e um diâmetro de 77 mm – tornando-a mais curta e mais fina do que a antiga EF 35 mm f/1.4 L II USM. Também é muito mais leve (555g) em comparação aos 760g para a versão EF.

Assim como a RF 24-105 mm f/2.8 L IS USM Z anunciada um ano atrás, a Canon afirma que projetou especificamente a RF 35 mm f/1.4 L VCM para ser uma verdadeira lente híbrida de foto e vídeo em reconhecimento às novas demandas de produção multimídia de muitos profissionais. Assim, a nova 35 mm prime também tem um anel de abertura manual que permite um controle contínuo da diafragma/íris. Além disso, ela foi projetada para minimizar a “respiração” focalizada. Também é compatível com a recém-anunciada câmera de cinema EOS C400 com baioneta RF nativa da Canon. Com venda prevista para começar em junho de 2024, ela tem preço sugerido de US$ 1.499 no mercado dos EUA.

Novo Speedlite

Também novidade, o flash Speedlite EL-10 foi projetado tanto para o fotógrafo que está entrando no mundo mirrorless quanto para o usuário veterano que quer se familiarizar novamente com o uso de luz artificial. O sistema hot shoe multifuncional da Canon ajuda nisso ao fornecer acesso imediato ao menu de controle do flash, e com um EL-10 na câmera ou transmissor Speedlite ST-E10 (opcional),  auxilia no disparo de até 15 flashes fora da câmera.

O EL-10 é um flash sem fio baseado em transmissão via rádio, com recursos de sincronização na segunda cortina. Usa quatro pilhas AA em vez de bateria, tornando a operação mais simplificada para alguns usuários. Além disso, tem uma função de Modo de Flash Personalizado, permitindo que o usuário registre e armazene até três conjuntos de configurações predefinidas. O peso e tamanho é quase o mesmo do antecessor, o Speedlite 430EX-III RT e gera a mesma potência.

O preenchimento balanceado automático, recurso essencial para o uso de flash, seja durante o dia ou em ambientes com pouca luz e velocidade lenta do obturador, é um do modos do  Speedlite EL-10. Seu número-guia máximo de 131 em ISO 100 e lente na posição de 200 mm. É capaz de disparar vezes 210 vezes em potência total e emitir 55 rajadas de luz continuamente. A potência manual vai de 1/1 a 1/1024.

A cabeça do flash pode ser posicionada em ângulo de 90º, girada até 150º para a esquerda e 180º para a direita. Um difusor retrátil auxilia a suavizar a saída de luz. A sapata multifuncional permite o controle direto das configurações de câmeras compatíveis e é possível controlar as configurações com seu smartphone usando o aplicativo Canon Camera Connect. O preço do Speedlite EL-10 no mercado dos EUA é de US$ 249.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: