22
06-2017

Ensaio fashion cria cartões-postais diferentes

  • Imagem produzida na pista de terra do antigo Jóquei Clube de Ponta Grossa
  • Pontos conhecidos da cidade são o cenário para os ensaios de moda, como o interior da Catedral de Sant’Ana
  • Para vestido de estilo gótico o local escolhido foi o cemitério São José
  • Modelos posam em uma das salas do Museu dos Campos Gerais, em Ponta Grossa
  • O sítio arqueológico do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, também serviu de cenário
  • Cenário da Cachoeira Mariquinha, com 30 metros de queda d’água e a 30 km do centro de Ponta Grossa
  • Ponto de lazer muito procurado na cidade, a Represa de Alagados também foi usada como cenário
  • Produção feita no Parque Histórico de Carambeí, a 20 km de Ponta Grossa, que reúne acervo da imigração holandesa no Paraná

Paulista de Santa Bárbara d’Oeste, mas radicado em Ponta Grossa, interior do Paraná, há quase duas décadas, Rodrigo Covalan começou a fotografar no início de 2000. Atento às necessidades do mercado de moda, enquanto trabalhava como booker em uma agência de modelos, percebeu que sempre era preciso chamar profissionais de grandes centros para realizar ensaios na região onde morava. Decidiu, então, mudar de profissão.

Comprou uma câmera reflex da Canon e fez um curso profissionalizante em Fotografia por correspondência: o do famoso Instituto Universal Brasileiro. A complementação de conhecimentos na área veio da observação de editoriais de moda de revistas. “Sempre acreditei que a linguagem é mais importante do que a técnica em si, pois a linguagem é uma particularidade de cada fotógrafo”, avalia.

Covalan trabalha como fotojornalista e dá aulas de Fotografia. As imagens de moda são parte do projeto “À Moda da Casa”. Nele, o profissional registra as criações de estilistas locais em pontos turísticos de Ponta Grossa e regiões próximas, uma ideia que surgiu em 2011 para comemorar os 188 anos da cidade.

Na época, o fotógrafo foi convidado pelo curador Celso Parubocz para fazer uma exposição em homenagem ao aniversário da cidade na Câmara Municipal. Covalan resolveu, então, unir sua experiência de ensaios de moda aos cenários locais. Assim que as imagens ficaram prontas, ganharam legendas poéticas dos membros da Academia de Letras de Campos Gerais – nome como é conhecida a região formada por 22 municípios.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: