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05-2019

4 lentes para começar a vida profissional

A zoom 24-105 mm é uma das mais versáteis para uso em fotografia social

A zoom 24-105 mm é uma das mais versáteis para uso em fotografia social

Por Diego Meneghetti

É muito difícil eleger uma objetiva que dê conta de todas as situações fotográficas, mas os modelos com distância focal de 24-105 mm, com zoom de 4x, chegam bem perto desse objetivo, pois em geral rendem imagens com boa qualidade, têm ótimo campo de visão, diafragma claro e não são tão pesadas (para a câmera e para o bolso do fotógrafo). No conjunto, são ideais para quem está começando a vida profissional na fotografia e precisa fazer investimentos assertivos: com um alcance de grande angular até meia-tele, essa classe de objetivas zoom pode ser usada em casamentos, eventos sociais, fotojornalismo, produtos, arquitetura, retratos, moda, gastronomia, entre outros momentos, em trabalhos em ambientes internos, externos ou em estúdio. Ou seja, quase uma faz-tudo – inclusive para vídeo.

Projetadas para DSLRs full frame, lentes com zoom nesse padrão também podem ser usadas em câmeras de sensor APS-C, resultando em uma cobertura equivalente a 38-168 mm. Essas medidas são baseadas nos sensores de câmeras APS-C da Canon, que têm um fator multiplicador de 1,6x; para o universo Nikon, a objetiva equivalente é a 24-120 mm (que em câmeras com sensor DX rende um campo de visão equivalente a 36-180 mm). Na prática, todas são bem semelhantes, inclusive no preço. Aliás, é na relação custo-benefício que as lentes com esse zoom levam vantagem sobre as renomadas 24-70 mm, zoom clássico com abertura de f/2.8, mas que geralmente custam o dobro de uma 24-105 mm f/4. Além disso, o ganho do zoom em teleobjetiva em 105 mm (ou 120 mm) abre espaço para fotografar mais longe, especialmente retratos com enquadramento mais fechado, como perfis corporativos – um ótimo campo de trabalho.

Outra diferença sensível entre esses modelos de zoom é a abertura disponível. Enquanto a 24-70 mm oferece diafragma f/2.8 em todo o zoom, a 24-105 mm trabalha com um ponto mais fechado nos modelos f/4, e até dois pontos nos modelos f/3.5-5.6. Em geral, essa diferença era mais grave na fotografia com filme, pois exigia que a compensação da exposição fosse feita apenas na velocidade do obturador (às vezes impossibilitando a captura). Atualmente, até dois pontos da exposição pode ser compensado tranquilamente na sensibilidade ISO, ou mesmo no tratamento via computador.
A diferença da profundidade de campo e do bokeh gerados pelas lentes f/2.8 e f/4 também não é tão evidente visualmente. Apenas com as lentes f/3.5-5.6 é que a profundidade de campo se estende mais na posição teleobjetiva, gerando uma diferença mais sensível – mas, nesse caso, as lentes f/3.5-5.6 são bem mais acessíveis.

A diferença de qualidade óptica entre esses modelos também é relativa e varia muito com a câmera usada: pela análise do site especializado DXO Mark, que avalia câmeras e lentes e tem sua própria metodologia de medição, baseada em “percepção de megapixels”, a atual Canon EF 24-105 mm f/3.5-5.6 IS STM gera melhor nitidez média do que a Canon EF 24-105 mm f/4L IS II USM, quando são avaliadas junto à Canon EOS 5DS R. Em contrapartida, o modelo f/3.5-5.6 tem mais aberração cromática e menor transmissão luminosa (tem mais perda de luz entre os elementos). Nessa mesma análise, leva vantagem a antiga EF 24-105 mm f/4L IS USM, já fora de linha, mas que possibilita a melhor nitidez relativa das três.

Além das lentes fabricadas pela Canon e pela Nikon, fotógrafos com câmeras dessas marcas também podem usar objetivas da Sigma, especialmente a 24-105 mm f/4 DG OS HSM, que integra a família de objetivas Art, de maior qualidade. Acoplada a uma Canon EOS 5DS R, a representante da Sigma leva vantagem sobre as originais da Canon: segundo o DXO Mark, ela gera melhor nitidez percebida, com uma nota final bem maior.
Confira, a seguir, os modelos em linha nesse padrão de zoom e escolha o seu. Considere também que há vários modelos fora de linha que ainda podem ser encontrados no mercado e podem valer a pena.

Avalie antes de comprar!

Distância mínima de foco: Em geral, quanto maior é o alcance da lente, maior também é a distância mínima de focalização. Mesmo com uma perna na teleobjetiva, os modelos 24-105 mm e 24-120 mm mantêm a possibilidade de fotografar bem de perto, em close, focalizando objetos a pelo menos 45 cm (medidos a partir do plano do sensor, e não da frente da lente). Quanto menor essa medida, melhor.

Resistência:
É bem provável que uma lente com zoom amplo fique a maior parte do tempo acoplada na câmera. Faz sentido, portanto, buscar modelos robustos, que ofereçam resistência contra pequenos choques. Avalie a construção do barril, a vedação contra poeira e umidade, além dos anéis de regulagem de zoom e foco.

Estabilizador de imagem: Esse é um dos recursos que os fabricantes mais aprimoram quando uma lente é atualizada. Em geral, a eficácia do sistema é medida em pontos de exposição EV, que equivalem ao ajuste na velocidade do diafragma, que pode ser compensado usando tempos de exposição mais lentos.

Canon_24-105mm F4Canon EF 24-105 mm f/4L IS II USM

O atual modelo da série L, apresentado em 2016, é um update da popular EF 24-105 mm f/4L IS (lançada em 2005). As principais mudanças estão no sistema de estabilização de imagem, que suporta até 4 pontos na exposição, e no conjunto óptico, que gera menos vinheta na imagem. Por outro lado, o modelo II é maior e mais pesado do que o antecessor, mas não chega a incomodar durante uma longa sessão de fotos. Sua melhor nitidez é obtida em 24 mm e f/4. Preço: US$ 1,1 mil / R$ 5 mil
(na loja da Canon).

Canon_24-105mm F35Canon EF 24-105 mm f/3.5-5.6 IS STM

Esta objetiva zoom apresentada em 2014 foi a primeira da marca a trazer o sistema de autofoco STM, baseado em motor de passo, que é mais silencioso e suave do que o convencional USM – bem útil para foto e vídeo. Com um conjunto óptico de 17 elementos distribuídos em 13 grupos, o modelo tem sistema de estabilização de imagem de até 4 pontos e oferece distância mínima de focalização em 40 cm. Além de ser mais acessível, ela é a mais leve dos modelos da Canon, com 525 g. Sua melhor nitidez é em 24 mm com f/3.5. Preço: US$ 600 / R$ 2,5 mil (na loja da Canon).

Nikon_24-120mmNikon AF-S Nikkor 24-120 mm f/4G ED VR 

Apresentada em 2010, atualmente é a única representante da Nikon nessa faixa de zoom (a antiga 24-120 mm f/3.5-5.6G ED, que saiu de linha há oito anos, oferece baixa nitidez). Em breve deve receber algum update com abertura eletromagnética (série E da Nikon), mas ainda é uma boa opção de compra. Tem abertura constante de f/4, estabilizador de imagem VR II de até 4 pontos, elementos de baixa dispersão, motor de foco ultrassônico e distância mínima de focalização em 45 cm. Sua melhor nitidez é obtida em 35 mm e abertura f/4. Preço: US$ 1,1 mil / R$ 3,3 mil (mercado paralelo).

Sigma_24-105mmSigma 24-105 mm f/4 DG OS HSM

Disponível com encaixe Canon EF, Nikon F, Sony A ou Sigma AS, esta objetiva foi a primeira zoom da série Art lançada pela Sigma, em 2013. É equipada com motor de autofoco hipersônico, estabilização óptica de até 4 pontos e, de todas desta lista, é a que tem o maior diâmetro para filtros, 82 mm (são mais caros). Comparada com as opções da Canon, oferece ótima qualidade por um preço intermediário. Na Nikon, é uma opção com zoom mais limitado, mas compensa por ser mais acessível e manter ótima qualidade de imagem. Seu ponto negativo é o anel de foco estreito, que tem uma pegada ruim para ajustes finos e a ausência de vedação contra poeira (presente nas outras lentes). A melhor nitidez é obtida em 35 mm e f/4. Preço: US$ 900 / R$ 3 mil (mercado paralelo). 

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