10-2019
Inspiração que vem do universo materno
Fotógrafa especializada em gestantes, Nila Costa conta os segredos para produzir ensaios de uma forma diferente e fala dos desafios
Por Lívia Capeli
O universo da arte faz a cabeça de Nila Costa desde pequena. Na infância era o lápis de cor nas paredes de casa (para a desespero da mãe) que esboçava os sonhos de menina. Na mocidade, os pincéis e os potes de tinta deram lugar à câmera e ao flash, e a tela em branco deu lugar a fotos de mulheres grávidas, que encantam e inspiram esta carioca de 39 anos, mãe de duas meninas e dona de um estilo fotográfico que mistura um pouco de editorial de moda, romantismo e fine art portrait.
Ao completar nove anos de fotografia em 2019, com oito dedicados aos retratos de gestantes, Nila percorreu um longo caminho de estudos e dedicação para se tornar uma das mais conceituadas especialistas em grávidas do Brasil. Diante das lentes da fotógrafa já passaram cerca de 3.700 mulheres, entre elas, muitas personalidades brasileiras, como o casal Francisco Gil (filho de Preta Gil) e a modelo internacional Laura Fernandez e o sambista Dudu Nobre e Priscila, entre outros.
Além de comandar um estúdio na Barra da Tijuca (RJ), a especialista se dedica a dar palestras em importantes eventos de fotografia social, e em 2019 será uma das atrações do Photo in Rio Conference (www.photoinrio.com), um novo congresso voltado para a área de casamentos, ensaios artísticos e marketing de negócios na cidade do Rio de Janeiro, previsto para o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, na Praia do Leblon, entre os dias 8 e 11 de julho de 2019.
Iluminismo e visagismo
Formada em Publicidade, Nila Costa usou a fotografia como válvula de escape durante os anos em que trabalhou no departamento comercial de uma famosa multinacional. Mas somente depois de cursar fotografia em duas conhecidas escolas do Rio, Ateliê de Imagem e Imagens e Aventuras (tendo como tutor o fotógrafo Carlos Cabéra), e de abandonar definitivamente a carreira publicitária é que a especialista tomou coragem para viver de fotografia.
Apesar de ter trabalhado durante um ano como assistente de fotografia em editorias de moda e publicidade, o que a entusiasmava eram as gestantes: “Acredito que o momento da gestação de uma mulher é uma fase muito próxima ao divino. Entretanto, é um período em que tudo se volta para o bebê e a mulher deixa de lado a sua própria identidade. Queria fazer algo para resgatar esse brilho das gestantes”, diz ela.
Os primeiros estudos começaram com a ajuda das amigas, e assim ela tinha liberdade para criar e definir um estilo sem o comprometimento comercial. Grande defensora do uso criativo da luz controlada, a fotógrafa passou a pesquisar o mundo dos grandes ícones da pintura. A inspiração veio do movimento iluminista: a luz e o contraste passaram a ser a base dela, enquanto pesquisas sobre linguagem corporal e visagismo (arte de criar uma imagem pessoal de acordo com as características físicas de cada pessoa) complementavam o projeto.
A valorização das pesquisas e a prática aplicada foi definindo o estilo de Nila, que se especializou no Portrait Fine Art de gestantes. O sucesso com os ensaios foram aos poucos tendo reconhecimento nacional e internacional. Nila Costa teve trabalhos publicados em revistas como Marie Claire, Quem e Caras, entre outros. Além de mostrar o talento nas principais emissoras de TV, como Rede Globo, SBT e Rede Record. Também expôs por duas vezes na Art Basel Week em Miami (uma das maiores feiras de arte do mundo) e ainda mostrou seu trabalho fotográfico na sede da ONU, em Nova York.
Destaque na barriga
Caprichosa e dinâmica, Nila diz que ela mesma gosta de cuidar de tudo que circula na produção do ensaio, desde o figurino, passando pela iluminação, até o clique. Lojas de materiais de construção e de comércio popular são as principais fornecedoras das produções dela: papel-crepom, planta de plástico, penas e plumas e até pedaços de alambrado se tornam úteis para a criação.
Na hora de pensar no material que toca a pele das grávidas, Nila leva em consideração a segurança e no grau de toxicidade: numa produção em que precisou jogar líquido colorido na gestante, por exemplo, usou um composto de anilina comestível e leite.
Para os fundos, opta desde os básicos rolos de papel branco, preto e cinza até os de tecido que não amassam com texturas exclusivas desenvolvidas pela estilista Pri Prado. A iluminação é outro fator significativo para a especialista, que prefere usar flashes e luz contínua de fornecedores nacionais, como Mako e Atek.
Uma iluminação diagonal e superior da modelo, que cria sombras, deixando o rosto mais afinado, é o esquema preferido dela, que dá preferência para o uso de modificadores de luz mais duras, como snoot, beauty dish, refletores parabólicos com barndoors e filtros coloridos, além de alguns acessórios de luz suave, como striptlight e octobox.
Apesar de realizar algumas sessões outdoor, o estúdio é o local preferido da fotógrafa. Segundo ela, pode ocorrer de uma locação externa ser muito bonita e roubar o foco da figura principal do ensaio, que é a gestante. “No início fazia meus ensaios na sala do meu apartamento. Até o síndico descobrir o entra e sai de tanta barriguda e colocar um fim na minha alegria. Então fui para um estúdio de 30 m2 e atualmente a estrutura é de 100 m2, todo projetado para receber as mulheres”, conta.
É com a técnica de moulage (ou draping), que consiste em envolver o corpo da grávida com tecidos, que Nila cria cada um dos figurinos, fazendo com que fiquem exclusivos. O trabalho da especialista envolve três ensaios diferentes e tomam um dia inteiro da cliente: são três sets diferentes de luz, figurino e maquiagem.
Trabalho VIP
Outro diferencial da especialista está em fazer um atendimento personalizado do começo ao fim do trabalho. Entre os recursos que usa, Nila adota entrevistas, faz uma análise de visagismo e realiza uma profunda pesquisa de figurinos que combinam com o estilo de cada mulher.
Como o trabalho é individualizado, a fotógrafa prefere trabalhar com poucas pessoas na equipe. O quadro de funcionários resume-se a Carlota, a mãe, que faz o relacionamento com os clientes, e Cleusa Cordeiro, senhora de 64 anos, braço direito da fotógrafa dentro do estúdio na hora de maquiar e produzir. Há ainda uma secretária que cuida da agenda e três editores de arte terceirizados são responsáveis pela pós-produção, em que cuidam apenas do tratamento de pele. “Em minhas fotos não há fusão, a luz e o contraste também saem prontos da câmera”, afirma ela.
Com um portfólio repleto de celebridades, a especialista revela que não recorreu à ajuda de nenhuma assessoria de imprensa para obter visibilidade. Muitos chegaram a ela graças ao trabalho diferenciado que produz. Alguns pagaram, caso de jogadores de futebol, e outros foram em troca de parcerias de divulgação. E, para quem está começando na área, ela tem uma dica valiosa: “Antes de pensar apenas no lucro, vale a pena colocar o amor à profissão à frente que dá mais certo”.
Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 270