08-2023
World Sports 2023 revela as melhores fotos esportivas feitas pelos profissionais
Único concurso global exclusivamente para fotografia esportiva, o World Sports Photography Awards de 2023 anunciou seus 24 premiados com um universo incrível de imagens em competições disputadas em várias partes do mundo. Na edição deste ano, cerca de 700 fotógrafos profissionais de pouco mais de 70 países enviaram suas imagens para o julgamento do júri.
O ganhador do Prêmio Geral foi o fotógrafo americano Patrick Smith, colaborador da Getty Images, com a foto “Sky Drive”, que mostra o golfista Lee Westwood durante as semifinais do LIV Golf Invitational, em Miami, Flórida (EUA). Pelo ângulo escolhido por Smith, parece que Westwood está jogando golfe nas nuvens.
O Prêmio Ouro ficou com o renomado fotógrafo britânico Tom Jenkins, do jornal The Guardian, com a foto P&B “Superman on the High Bar”, que mostra o ginasta americano Donnell Whittenburg parecendo acenar depois de sair das barras durante o Campeonato Mundial de Ginástica Artística disputado em Liverpool, Inglaterra.
Na categoria Fórmula-1, o primeiro lugar ficou com o fotógrafo inglês Vince Mignott com a espetacular imagem do capotamento do carro pilotado pelo chinês Zhou Guanyu, da equipe Alfa Romeo, durante o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no autódromo de em Silverstone.
Na categoria Aquática, a fotografa húngara Anna Szilágyi foi a melhor com a imagem “Sparkle”, que mostra uma nadadora do Cazaquistão na fase preliminar das provas de saltos ornamentais durante o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Natação disputado em Budapeste, Hungria.
Na categoria Atletismo, o ganhador foi o fotógrafo inglês Phil Noble com a imagem “B of the Bang”, que mostra o corredor Jereem Richards, de Trinidad e Tobago, comemorando após ganhar a final dos 200 metros rasos nos Jogos da Commonwealth, em prova disputada no estádio Alexander, em Birmingham, Inglaterra.
Na categoria Boxe, o ganhador foi o fotógrafo Darren Burns, que congelou o momento em que o protetor bucal do lutador australiano Conor Wallace voa depois que ele recebe um duro golpe do ser adversário, o boxeadore Leti Leti, de Samoa, que venceu a luta e conquistou o título dos meio-pesados na Austrália.
Na categoria Tênis, o primeiro posto foi conquistado pelo fotógrafo neo-zelandês Scott Barbour com uma foto que explora a sombra projetada pela tenista americana Coco Gauff quando ela saca em partida do Aberto da Austrália, na Margaret Court Arena, em Melbourne.
A imagem de Messi, da seleção argentina, beijando o troféu da Copa do Mundo, deu ao fotógrafo espanhol Jesus Alvarez Oriuhela o primeiro lugar na categoria Futebol. Para conferir todas as imagens premiadas, um verdadeiro show de grandes momentos esportivos mundo afora, acesse: www.worldsportsphotographyawards.com .