08-2024
“Viagem Pitoresca ao Brasil”, de Cássio Vasconcellos, ganha exposição em São Paulo
A Galerias Nara Roesler São Paulo programou para o dia 17 de agosto de 2024, às 11h, a aberturada exposição “Viagem Pitoresca pelo Brasil”, com 19 fotografias em grande formato, recentes e inéditas, do renomado Cássio Vasconcellos. Produzidas nos últimos três anos para mais uma etapa do projeto, iniciado em 2015, as imagens fazem uma homenagem às florestas brasileiras, resultado de incursões do fotógrafo pelos vestígios de Mata Atlântica em São Paulo, Paraná, e Rio de Janeiro. A mostra tem entrada gratuita e ficará em cartaz até 12 de outubro de 2024.
No salão da galeria, com pé direito duplo, um painel curvo, com 12 metros de extensão por 3 metros de altura, uma imagem de uma figueira da Mata Atlântica gaúcha dará um caráter imersivo para o público. A curadoria é de Ana Maria Belluzzo, crítica e pesquisadora, professora titular de Historia da Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo. No mesmo dia 17 será lançado o livro “Cássio Vasconcellos – Viagem Pitoresca pelo Brasil” (Fotô Editorial, 2024), com 192 páginas, formato 32 x 23,5 cm, e textos da curadora e pesquisadora Ângela Berlinde, do historiador Julio Bandeira e do botânico Ricardo Cardim.
Para produzir cada imagem, muitas vezes Cassio Vasconcellos leva um dia inteiro de buscas pela luz e pelo ângulo perfeitos. Depois, ela é trabalhada digitalmente em várias etapas e camadas, até que ele obtenha o resultado desejado. “Em uma representação que lembra muito os artistas viajantes, como Thomas Ender e Johan Moritz Rugendas. Cássio faz um trabalho requintado, em que mesmo em fotos panorâmicas é possível identificar cada um dos elementos, com um detalhamento que, por instantes há a dúvida se é fotografia ou gravura”, observa o pesquisador e curador Theo Monteiro.
O título da exposição faz referência aos primeiros registros conhecidos das florestas brasileiras, iniciados pelo aristocrata e arqueólogo francês Conde de Clarac (1777-1847), com seu desenho “Floresta Virgem do Brasil”, gravado em metal por Claude Francois Fortier (1775-1835), em 1822. Esse trabalho pioneiro inspirou os chamados “artistas viajantes” do século 19, como os pintores europeus que vieram retratar o Brasil no início do século 19, entre eles Johann Moritz Rugendas, Jean-Baptiste Debret, Hercules Florence, Aimé-Adrien Taunay, Carl von Martius, entre outros. Explica-se: o Brasil era fechado aos estrangeiros até 1808, quando o príncipe regente de Portugal, Dom João de Bragança, decretou a abertura dos portos às nações amigas. Com isso, a partir de 1816, aportaram no País a Missão Artística Francesa, a Missão Austro-Alemã e a Expedição Langsdorff – todas com o objetivo de estudar e retratar o Brasil e mostrá-lo aos europeus – que até então não tinham nenhuma referência visual do que havia por aqui.
Cássio Vasconcellos ressalta que não tem a preocupação de revisitar os locais feitos pelos artistas viajantes. E mesmo que ele quisesse, nem seria possível diante das transformações havidas na paisagem desde aquela época. Para o público perceber este diálogo proposto pelo artista com os pintores viajantes, estarão na exposição reproduções em alta qualidade das obras “Fôret Vierge Du Brésil”, de 1822; “Forêt Vierge (Le bords du Parahiba)” e “Valle da Serra do Mar” (“Chaine de Montagnes près de la Mer), litografias de Charles Motte (1784-1836), a partir de desenhos de Jean-Baptiste Debret.
A curadora Ana Maria Belluzzo, no texto que acompanha a exposição, destaca que “o artista apura valores inerentes à fotografia, acentua e transforma registros do real, que são interpretados com aplicação de recursos de edições digitais. A imagem ganha teor expressivo ao aparecer revestida de dimensões plásticas, gráficas, táteis”. Para ela, o desfoque do fundo das fotos e o aspecto turvo das espécies vegetais, em destaque, tendem a recriar cenários enigmáticos, até fantásticos. “A visão da natureza nos escapa. A irrealidade da paisagem também se insinua pela extrema limpidez de pormenores ampliados”, escreve ela.
Serviço: Exposição “Cássio Vasconcellos – Viagem Pitoresca pelo Brasil”, de a: 17 de agosto a 12 de outubro de 2024 na Galeria Nara Roesler SP, à Avenida Europa, 655; com entrada gratuita e visitação aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h, Informações: www.nararoesler.art.