06-2020
Uruguaio ganha o Sony World Photography Awards 2020
A Organização Mundial de Fotografia revelou os vencedores do Sony World Photography Awards 2020, uma das competições mundiais mais disputadas. O vencedor do prêmio Fotógrafo do Ano foi Pablo Albarenga, do Uruguai, pela série de retratos intitulada “Sementes de Resistência”.
Para a série, Albarenga criou dípticos fotografando ativistas ambientais ao lado da terra pela qual eles lutam. As fotos são feitas do alto. Segundo o fotógrafo, a intenção é a de mostrar que as pessoas fotografadas estão dispostas a dar suas vidas na luta pela terra.
O ganhador do prêmio Fotógrafo Aberto do Ano foi Tom Oldham, do Reino Unido, com retrato do cantor Black Francis publicado na revista MOJO. A escolhida como Fotógrafa Estudante do Ano foi a grega Ioanna Sakellaraki, com uma série sobre os sinais de mudança climática registrados na ilha de Tilos, Grécia.
O Sony World Photography Awards premiou ainda o sul coreano Hsien-Pang Hsieh como Fotógrafo Jovem do Ano, por foto de rua feita na Alemanha. A premiação indicou também primeiros lugares em nove categorias, indicadas entre parênteses: Sandra Herber (Arquitetura), Maria Kokunova (Descoberta), Chung Ming Ko (Documental), Robin Hinsch (Meio Ambiente), Ronny Behnert (Paisagem), Brent Stirton (Mundo Natural e Vida Selvagem), Cesar Dezfuli (Retrato), Ángel López Soto (Esporte) e Alessandro Gandolfi (Natureza Morta).