12-2017
Universidade de Salamanca lança a quarta edição do programa de residência
O Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca (USAL) apresenta a quarta edição do programa de exposições Residência Artística Fotografia 2018. O objetivo do concurso é organizar as propostas da comunidade universitária e de agentes culturais, além de refletir na disseminação da cultura brasileira na Espanha.
Para participar, cada fotógrafo deverá enviar até dia 31 de dezembro de 2017 projetos que contemplem alguma das quatro temáticas como Gênero, Natureza, Movimentos Sociais, Espaço Urbano/Comunidades/Grupos Étnicos. Porém, sempre tendo relação direta com o Brasil.
O participante deverá apresentar um projeto fotográfico deverá ser enviados exclusivamente pelo e-mail portalceb@usal.es. Além do trabalho completo acompanhado de documentação, deve ser preenchido um formulário (acesse aqui). O material selecionado fará parte do acervo fotográfico do CEB, que poderá utilizá-lo para exposições e outros eventos, sempre de forma gratuita e sem fins lucrativos. Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2C87I3j.
- Uma das séries escolhidas em 2017 foi “Caminhos do Sertão”, de Ana Caroline de Lima
- A tragédia de Mariana (MG) foi retratada na série do fotógrafo Lucas Bois, intitulada “Retratos de Barro”
- Julio César Pires apresenta em sua série de 2017, “Trabalhadores do Brasil”, as diversas formas de trabalho que os brasileiros encontra para cuidarem de suas famílias
- Os diversos tipos de movimentos sociais e as desigualdades entre o povo brasileiro são apresentadas por meio das fotografias de Zé Barretta, um dos escolhidos para a edição passada da Residência Fotográfica