12-2024
Sul-coreana Samyang lança lentes para Canon EF e Sony E
A sul-coreana LK Samyang anunciou duas novas lentes com foco automático no mercado internacional. A ultra grande angular AF 12 mm f/2 (equivalente a 19 mm no formato 35 mm) para a linha RF da Canon com sensor APS-C e a AF 35 mm f/1.4 P, a primeira de suas lentes de terceira geração para sensor full frame de câmeras Sony de baioneta E-mount.
A nova 12 mm para Canon RF tem preço sugerido de US$ 449. Ela é vedada contra intempéries e, segundo a empresa, é destinada à fotografia ao ar livre, como paisagens, arquitetura e astrofotografia. A fórmula óptica é composta de 12 elementos em 10 grupos, com três elementos ED e duas lentes esféricas, além de diafragma com 7 lâminas. Pesa 213 g e tem 5,7 cm de comprimento. Recebe filtros de 62 mm e tem uma distância mínima de foco de 20 cm.
Essa é a segunda tentativa da empresa de lançar lente autofoco para a linha RF. Na primeira, a Samyang retirou as objetivas do mercado logo após elas serem colocadas à venda. O motivo foi uma ameaça da Canon de processar judicialmente a Viltrox, empresa terceirizada que atua na fabricação dos produtos, por fabricar lentes para o sistema sem sua autorização. Outras empresas, como Sigma e Tamron, lançaram recentemente lentes para a linha RF com sensor APS-C e declaram explicitamente que o fizeram sob licença da Canon. Já a página da nova lente 12 mm f/2 da Samyang não menciona nada sobre uma colaboração oficial com a empresa japonesa.
A AF 35 mm f/1.4 P para Sony ainda não tinha preço definido pela Samyang até o fechamento deste texto. Segundo a empresa, a designação “P” se refere à nova linha de lentes “Prima”, nome inspirado na palavra em latim que significa “primeiro” ou “importante”. A objetiva foi projetada para ser compacta e leve – ela é alguns milímetros maior do que a original Sony 35 mm f/1.4 GM e cerca de 10% mais leve. É significativamente menor e mais leve do que a Samyang 35 mm f/1.4 II já existente.
O design ótico apresenta 12 elementos em 10 grupos, incluindo três elementos asféricos, uma lente de alto índice de refração e um elemento de dispersão extrabaixa (ED). O foco é acionado por um motor linear de passo. Tem distância mínima de foco de 30 cm e proporciona uma taxa de ampliação máxima de 0,17x.