03-2024
Sueco vence concurso de Fotográfo Subaquático do Ano em 2024
Uma imagem emocionante que mostra um mergulhador examinando as consequências da caça às baleias deu ao sueco Alex Dawson o título de Fotógrafo Subaquático do Ano de 2024. A foto Whale Bones triunfou sobre mais de 6.500 fotos subaquáticas enviadas por fotógrafos subaquáticos de várias partes do mundo. “Essa imagem foi realizada em condições das mais difíceis”, disse o presidente do painel de jurados, Alex Mustard. “Enquanto um mergulhador em apneia desce abaixo do manto de gelo da Groenlândia para testemunhar as carcaças, a composição convida-nos a considerar o impacto nessas grandes criaturas do planeta. Desde a ascensão dos humanos, o número de animais selvagens diminuiu 85 por cento. Hoje, apenas 4% dos mamíferos são animais selvagens, os restantes 96% são humanos e o gado. Nossa maneira precisa mudar para encontrar um equilíbrio com a natureza”, co0mpletou Mustard.
Mergulhador examina restos de uma baleia na foto vencedora do sueco Alex Dawson
As baleias dominaram as fotos vencedoras do concurso internacional Underwater Photographer of the Year de 2024, incluindo duas fotos vencedoras de categoria: do fotógrafo espanhol Rafael Fernandez Caballero, que foi destaque ao ganhar em Retrato e Comportamento, ambas feitas na Baía Magdalena, na Baja Califórnia, México. Em Retrato, o espanhol conseguiu um incrível um close-up do olho de uma baleia-cinza.
Um close no olho de uma baleia-cinza deu ao espanhol Rafael Fernandez Caballero o primeiro lugar na categoria Retrato
Em Comportamento, Caballero fez uma imagem de ação de uma baleia-de- Bryde engolindo uma enorme “bola” de peixes. “A foto mostra um ataque em alta velocidade, com a baleia engolindo centenas de quilos de sardinha com uma só bocada”, disse Fernandez-Caballero.
Caballero flagrou uma baleia-de-Bryde engolindo milhares de sardinhas e venceu também na categoria Comportamento
Lisa Stengel, dos Estados Unidos, foi nomeada Fotógrafa Subaquática Revelação do Ano de 2024 por sua imagem de um mahi-mahi pescando uma sardinha no México. Stengel usou uma velocidade de obturador muito rápida e sua audição para captar o momento. “Se você puder ouvir, há uma enorme quantidade de som no oceano. Foi rápido demais, então me concentrei no som dos ataques com minha câmera para capturar esse momento especial”, disse ela.
A americana Lisa Stengel usou a audição como guia para fazer a foto que lhe deu o título de Revelação de 2024
Jenny Stock foi nomeada Fotógrafa Subaquática Britânica do Ano de 2024 por sua imagem “Star Atração”, que encontra beleza em espécies da vida selvagem britânica que muitas vezes são esquecidas. Explorando a costa oeste da Escócia, ela encontrou nas profundezas das águas as cores de um tapete vivo de milhares de estrelas-do-mar frágeis, cada uma com um padrão diferente, e um ouriço-do-mar entre elas.
A foto de estrelas-do-mar, de várias padrões, deu a Jenny Stock o título de Fotógrafa Subaquática Britânica do Ano de 2024
O fotógrafo português Nuno Sá foi eleito Fotógrafo de Conservação Marinha do Ano 2024 com a imagem “Saving Goliath”, feita em Portugal. Ela mostra banhistas tentando salvar um cachalote encalhado – a baleia foi atingida por um navio. “Isso dá-nos esperança de que as pessoas se preocupam e querem ajudar os oceanos, mas também nos avisa que são necessárias mudanças maiores”, comentou o fotógrafo. Ele informa que cerca de 20 mil baleias são mortas todos os anos, e muitas mais ficam feridas, depois de serem atingidas por navios.
Grupos de pessoas, em uma praia de Portugal, tentam salvar um cachalote: foto de Nuno Sá valeu o título de Fotógrafo de Conservação Marinha de 2024
Na categoria Naufrágios, o americano Martin Broen foi o vencedor ao registrar venceu dois tanques de guerra afundados no museu militar subaquático na costa de Aqaba, na Jordânia. Os veículos, imitando uma formação de batalha, foram estacionados num recife de coral no Mar Vermelho.
O americano Martin Broen venceu na categoria Naufrágios com fotos de tanques de guerra no fundo do Mar Vermelho
Nesta categoria, a brasileira Fabiana Fregonesi ficou em terceiro lugar com uma imagem registrada no naufrágio Virgo, em Recife (PE). “Nesse dia, quando cheguei lá me deparei com um cardume que, naquele momento, me deu a sensação de que o barco estava pronto para iniciar navegação rumio ao desconhecido”, disse Fabiana.
A brasileira Fabiana Fregonesi ficou em terceiro lugar na categoria Naufrágio com uma imagem captada em Recife (PE)
O Undereater Photographer of the Year é uma competição anual organizada no Reino Unido e celebra a fotografia abaixo da superfície do oceano, lagos, rios e até piscinas. O concurso tem 13 categorias, testando fotógrafos com temas como Macro, Grande Angular, Comportamento e Fotografia de Naufrágios, bem como quatro categorias para fotos tiradas especificamente em águas britânicas. Para conferir todas as fotos premiadas, acesse: https://underwaterphotographeroftheyear.com.