08-2023
SSDs portáteis da SanDisk falham e provocam protestos de usuários nos Estados Unidos
Sites especializados em fotografia (PetaPixel) e em tecnologia (The Verge e Ars Technica), além de vários usuários nos Estados Unidos, têm feitos protestos veementes diante de falhas de SSDs da SanDisk, uma das mais renomadas marcas do setor de memória e armazenamento de dados – que pertence à empresa Western Digital Corporation (WDC), com sede em San Jose, Califórnia. Segundo o PetaPixel, a WDC tem enfrentado um problema após o outro, já que as pessoas estão perdendo seus arquivos, o pecado capital dos dispositivos de armazenamento.
O SSD SanDisk Extreme Pro tem apresentado falhas e gerado muita reclamação de usuários americanos
O novo SSD Extreme Pro apresentou falha com um membro da equipe do The Verge. O modelo é muito parecido com os dispositivos Extreme Portable e Pro SSD da SanDisk e semelhante ao SSD WD MyPassport. É claro que unidades de memória podem falhar depois de muito tempo – embora os SSDs tenham taxas de falha mais baixas do que unidades de disco rígido (HDDs). O que ocorreu foi além do normal: a falha foi em uma unidade de substituição que a Western Digital enviou ao The Verge depois a anterior já tinha falhado e apagado todos os dados nela contidos.
Esse tipo de SSD portátil faz parte do equipamento de muitos fotógrafos por ser pequeno e ter alta capacidade de armazenamento
Nesse meio tempo, a Western Digital lançou uma atualização de firmware para resolver o problema com unidades de 4 TB, mas o problema persistiu – o site Ars Technica publicou uma nota mostrando falhas em dois SSDs Extrem de 2 TB. A partir daí, várias pessoas, como um membro da equipe do PetaPixel, também tiveram problemas de perda de dados com uma unidade do modelo Pro-G40.
O SSD SanDisk Pro-G40 também apresentou falhas de conectividade e de armazenamento de dados
Os problemas com o Pro-G40 começaram a ocorrer menos de um mês após ele chegar e passar a ser usado. Isso acabou fazendo com que o programa de edição DaVinci Resolve travasse várias vezes. De início, pensou-se que poderia ser um problema com o computador ou a instalação do SSD. Porém, quando o usuário mudou para outra máquina, a falha persistiu e casou problema não apenas no programa, mas no computador como um todo. Quando o Pro-G40 foi desconectado, o problema parou e ficou claro que era o SSD o causador da falha.
O SSD SanDisk Extreme Pro foi lançado como sendo resistente a poeira, água e altas e baixas temperaturas
A pergunta dos usuários e dos sites especializado é a seguinte: se havia tantos problemas relatados com as unidades Extreme Pro, por que a SanDisk continuou a vendê-las, tendo até baixado o preço, e a distribuir ainda mais unidades potencialmente defeituosas no mundo? Fica a suspeita de uma tentativa de limpeza de estoque, mesmo sabendo que havia unidades problemáticas.
A Western Digital, por seu lado, minimizou o problema quando se comunicou com o The Verge e não conseguiu responder a algumas perguntas básicas ao PetaPixel meses atrás, quando o problema foi detectado. A empresa lançou um atualização de firmware para corrigir problemas de perda de dados e descreve a correção falando de unidades que se desconectam inesperadamente de um computador. Os envolvidos no protesto, no entanto, acreditam que isso está longe de uma simples perda de dados e encararam a ação como uma meia medida, já que a unidade de substituição enviada ao The Verge após a atualização do firmware também falhou.
Foram relatadas falhas tanto em unidades de 4 TB quando de 2 TB do SanDisk Estreme Pro
O PetaPixel lembra que dados perdidos podem ser recuperados ocasionalmente, mas apenas algumas vezes e não sem tempo, esforço e custo. Também ressalta que o fato pode acontecer com todas as empresas de armazenamento, por isso que é tão importante fazer backup de dados, mesmo quando alguém nunca teve qualquer perda. Pontua que algo muito incomum está acontecendo com os SSDs portáteis com a marca SanDisk. Esclarece que tentou durante meses falar com a Western Digital sobre problemas com as unidades portáteis SanDisk, sem sucesso.
Com as falhas denunciadas pelos sites especializados e por muitos usuários do equipamento nas redes sociais americanas, a dica para qualquer pessoa que use um SSD portátil SanDisk é garantir que os dados tenham um backup adequado. Também devem ser ignorados os grandes descontos nesse produtos da SanDisk até que situação seja resolvida definitivamente.