12
08-2025

Sony apresenta a renovada compacta premium RX1R com a versão III, mas preço assusta

A Sony anunciou em julho a câmera compacta premium RX1R III, que agora vem com um sensor BSI CMOS de 60,2 megapixels atrás da mesma lente 35 mm f/2 dos modelos anteriores. Além do sensor atualizado, o corpo da câmera foi redesenhado, com o visor sendo montado na parte superior esquerda da câmera, em vez da unidade pop-up usada na versão anterior. O que assustou os consumidores foi preço: US$ 5.098, um aumento de 54% em relação à RX1R II, quando foi lançada em 2015.Vários acessórios, incluindo uma empunhadura, um estojo e um para-sol, estarão disponíveis separadamente.

O visor usa o mesmo painel de 2,36 milhões de pontos, mas a parte interna é menor, com ampliação reduzida para 0,7x (de 0,74x). E, apesar das semelhanças visuais, o corpo foi completamente redesenhado, com os botões de controle e a sapata para flash agora embutidos na placa superior, ficando alinhados com a parte superior da câmera. A tela traseira agora é fixa, em vez de inclinada.

A RX1R III inclui os modos de foco automático (AF) de reconhecimento de objeto mais recentes da empresa, embora o desempenho ainda possa ser prejudicado pelo design da lente, que precisa mover elementos de vidro relativamente grandes para focar. Esses modos são alimentados pelo processador mais atual da Sony e pela “unidade de processamento de IA” dedicada. A câmera perdeu o seletor de modo de foco automático dedicado que ficava na parte frontal.

O obturador de lâmina é o mesmo dos modelos RX1 anteriores, que atinge o máximo de 1/4000 em f/5.6. É limitado a 1/3200 em f/4 e 1/2000 em f/2, e pode atingir essas velocidades de flash. Há um modo de obturador eletrônico que se estende até 1/8000, disponível em qualquer abertura. A câmera também ganha dois “visualizadores de filme” adicionais da FX2, no menu Visualizadores Criativos, para fotos e vídeos. São mudanças significativas de cor e contraste para imitar os filmes antigos – FL2 e FL3 se juntam aos visuais de filme FL e IN (Instantâneo) existentes.

A nova compacta usa a bateria NP-FW50, maior que a do modelo anterior. A Sony afirma que a câmera tem uma classificação CIPA de 300 fotos por carga, acima da classificação de 220 do modelo anterior – ela também pode ser alimentada e carregada por uma entrada USB-C. Em termos de vídeo, não há mais um botão [REC] dedicado. Então, você não precisa se preocupar com vídeo se não quiser. Se preferir, a RX1R III pode gravar em até 4K/30 com opções como S-Cinetone, captura de log e a capacidade de carregar LUTs. Não há filtro de densidade neutra (ND) interno – você precisará comprar um com parafuso se planejar gravar vídeos em ambientes externos.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: