10-2019
Retrospectiva de Susan Meiselas chega a SP

Sandinistas nos muros do quartel-general da Guarda Nacional: o homem-molotov, Estelí, Nicarágua, 16 de julho de 1979. © Susan Meiselas/ Magnum Photos
O Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista, em São Paulo, inaugurou exposição retrospectiva da consagrada fotógrafa norte-americana Susan Meiselas, integrante da Agência Magnum. A mostra fica aberta até o dia 1 de março de 2020.
A seleção apresenta um panorama de quatro décadas, das suas fotos de strippers viajando pela Nova Inglaterra até suas famosas imagens da Revolução Sandinista, na Nicarágua, e seu extenso trabalho com a comunidade curda.
Antes de chegar ao IMS Paulista, a mostra passou pela Fundació Antoni Tàpies, em Barcelona, pelo Jeu de Paume, em Paris, e pelo SFMOMA, em São Francisco. A curadoria é de Marta Gili, a nova diretora da École Nationale Supérieur de la Photographie, em Arles, Pia Viewing, curadora do Jeu de Paume, e Carles Guerra, diretor da Fundació Antoni Tàpies. Intitulada Susan Meiselas: mediações, a seleção inclui cerca de 180 fotografias, além de videoinstalações, publicações, cartas e material de arquivo.
O conjunto mostra o envolvimento de Meiselas com os sujeitos fotografados, em longos períodos de convivência, enquanto construía narrativas compartilhadas. A fotógrafa expandiu os limites do fotojornalismo, refletindo sobre o papel da fotografia na construção da memória coletiva.

Jamal Keder Osman mostra uma foto que ele carrega de si vestido de soldado peshmerga da rebelião de 1963, Sulaymaniyah, norte do Iraque, 1991. Da série Curdistão. © Susan Meiselas/ Magnum Photos
Encerra a exposição a série Caixa de Pandora (1995), feita em um clube de sadomasoquismo em Nova York e que, até certo ponto, pode ser vista como uma sequência de Strippers de festivais. Meiselas relaciona suas imagens a cartas dos participantes envolvidos: o gerente, as dominadoras e os clientes. Nesse lugar, descobriu um outro tipo de relação com a dor e a violência, focada em atos controlados que provocam dor autoinfligida.
Como parte da programação da mostra, o cinema do IMS Paulista também exibirá gratuitamente o filme Imagens de uma revolução, dirigido por Meiselas, Richard P. Rogers e Alfred Guzzetti. As datas das exibições serão divulgadas no site do IMS.
Em cartaz até 1 de março de 2020, a exposição apresenta a ampla produção de Meiselas, pautada especialmente pela empatia e a troca com o outro, como pontua a artista: “Fotografias são encontros pessoais imediatos que duram apenas um momento. Esses encontros podem criar uma ponte para a construção de narrativas maiores, que vão além da história pessoal de uma pessoa e tocam uma história nacional ou cultural mais abrangente. A imagem é, então, somente o ponto de partida.”
Serviço
Susan Meiselas: mediações
Curadoria: Marta Gili, Pia Viewing e Carles Guerra
Período: de 15 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020
IMS Paulista – Galeria 2: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Soldados revistam passageiros de ônibus na Estrada Norte perto de Suchitoto, El Salvador, 1980. © Susan Meiselas/ Magnum Photos

Estrada para Aguilares, El Salvador, 1983. © Susan Meiselas/ Magnum Photos

Entre um show e outro, Fryeburg, Maine, EUA, 1975. Da série Strippers de festivais. © Susan Meiselas/ Magnum Photos

Autorretrato, Cambridge, Massachussets, EUA, 1971. Da série Rua Irving, 44. © Susan Meiselas/ Magnum Photos

Passeando na rua Baxter, Little Italy, Nova York, EUA, 1978. Da série As meninas da rua Prince. © Susan Meiselas/ Magnum Photos

Montagem da exposição Susan Meiselas: Mediações no IMS Paulista. Foto de Maria Clara Villas

Montagem da exposição Susan Meiselas: Mediações no IMS Paulista. Foto de Maria Clara Villas