07-2023
Paulista Rogério Vieira ganha o Prêmio Nacional de Fotografia da Aliança Francesa 2023
Em sua 12ª edição, o Prêmio Nacional de Fotografia da Aliança Francesa anunciou os ganhadores, além dos contemplados com os prêmios Prix Centro Foco Copa, Prix Photo Climat, Júri Popular e Menção Honrosa do concurso. O fotógrafo paulista Rogério Vieira, com a série “Somos todos alvos”, foi o vencedor do júri oficial – com esse mesmo trabalho, Vieira ganhou também a primeira edição do Grande Prêmio Fotografe, em 2021.

A série de Rogério Vieira um aborda tema polêmico: pessoas negras portando objetos que são “confundidos” com armas por policiais
Como prêmio, Rogério Vieira fará uma viagem à França com bilhete aéreo Air France para encontros profissionais em parceria com a rede Diagonal, terá a projeção da série de fotos vencedora no âmbito da noite Iandé, durante o renomado festival francês de fotografia Les Rencontres d’Arles” e participará de uma exposição coletiva com os portfólios vencedores na Galeria da Aliança Francesa Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

Esta mesma série do fotógrafo paulista já havia ganhado o Grande Prêmio Fotografe de 2021
Rogério Vieira, graduado em Fotografia Digital pela UNIP, trabalhou no jornal “Valor Econômico” como videomaker e tem atuado no segmento de retrato e eventos corporativos, além de se dedicar também à fotografia autoral. Durante a carreira, conquistou premiações, nomeações nacionais e internacionais. Seu trabalho esteve presente em festivais de grande relevância, tanto no Brasil quanto na Europa.

Rogério Vieira ganhou uma viagem para encontros profissionais na França e terá sua série exibida no festival Les Rencontres d’Arles
O segundo lugar ficou com o fotógrafo carioca Mateus Gomes Almeida (RJ), com a série “Escombros”. Como prêmio, ele poderá participar de uma residência de formatação de fotolivro ministrada pelos editores da Lovely House Editora. A terceira colocada foi a fotógrafa Val Souza (BA) com a série “Estudos de Vênus #1”. Ela receberá uma mentoria profissional à distância com o Ateliê Oriente.

Uma das imagens da série premiada “Escombros” do fotógrafo carioca Mateus Almeida
Flavia Romano Baxhix foi a vencedora na categoria Júri Popular. Felipe Ávila, Julia Milward e Carlos Lima receberam menção especial no Prix Centro Foco Copa. Carolina Foes Krieger, Estefania Gavina e Bender Arruda receberam a Menção Honrosa. Sob o tema “(Além do) Clichê”, o prêmio Prix Photo Aliança Francesa 2023 recebeu 384 portfólios. Para conferir todas as imagens, acesse prixphotoaf.com.br.

Imagem que faz parte da série “MiraDor”, da fotógrafa Flavia Romano Baxhix, vencedora pelo Júri Popular.