06-2024
Novo concurso internacional 1839 Awards anuncia os vencedores da edição 2024
Mais um novo grande concurso internacional divulgou seus ganhadores em de 2024: o 1839 Awards Color Photography Contest, cujo nome é relativo a um dos anos mais importantes na história da fotografia. A primeira edição contou com a participação de fotógrafos de 54 países divididos em 17 categorias para profissionais e 16 para não profissionais, além de selecionar os três primeiros colocados no geral entre os fotógrafos inscritos. Na edição de estreia, o primeiro lugar no geral entre os profissionais ficou com a australiana Alexandra Parker com a imagem “Não supervisionado”, que mostra crianças envolvidas na brincadeira de pular corda numa escola na Austrália sem supervisão de um adulto, algo cada vez mais raro.

Coube a argentina Sofia López Mañan o segundo lugar geral entre os profissionais, em uma decisão que foi difícil para a comissão julgadora, já que a imagem feita por ela é arrebatadora: um enorme tigre, de verdade, em pé sobre uma cama em Buenos Aires, Argentina. A imagem faz parte do projeto “O Livro da Natureza” que, segundo Mañan, explora o conceito de “Natureza” como uma construção feita pelo homem.

O terceiro lugar no geral entre os profissionais também mostra uma imagem de natureza, mas sem manipulação e de um ponto de vista inusitado: o momento em que uma coruja branca selvagem, garras prontas, prepara-se para agarrar sua presa. O britânico Vince Burton conseguiu a imagem com uma câmera remota colocada ao nível do chão.

Entre os não profissionais, a artista visual alemã Astrid Reischwitz ficou com o primeiro posto na classificação geral com um trabalho conceitual, em que ela segue os pontos de um tecido rendado da sua aldeia na Alemanha e dos seus antepassados unindo fotografia impressa em papel e trabalho manual como se fossem fragmentos de memória.

O segundo lugar geral entre os não profissionais ficou com o americano Mateus Desantis, que mora há anos no Butão e trabalha no Departamento de Estado dos EUA naquele país. Ele registrou um jogo de beisebol de meninos, candidatos a monge, aos pés de uma grande estátua de Buda em Thimphu, a capital butanesa.

Já entre as tantas categorias, chama a atenção uma especialmente para imagens IA (criadas por inteligência artificial) voltada apenas para profissionais – a vencedora foi a australiana Robyn Finlayson. Para os saudosistas, há também a categoria Filme/Analógico tanto para profissionais como não profissionais. Entre os entusiastas, o italiano Marco Ragana se destacou: ele venceu a categoria Fime/Analógico e ainda ficou em segundo com a mesma foto na categoria Narrativa – o que é permitido pelo regulamento do concurso. Para conferir todos os premiados, acesse: www.1839awards.com.
