08
03-2024

Nikon anuncia a aquisição da RED e entra com tudo no segmento de cinema

A Nikon de anunciou a aquisição do fabricante americano de câmeras de cinema RED Digital Cinema. Fundada em 2005 por Jim Jannard, a RED soube como poucos aproveitar a era digital no cinema e no vídeo ao lançar produtos com alta tecnologia e confiabilidade. Da lá para cá, ela produziu câmeras de cinema que foram usadas na produção de mais de 25% dos filmes de maior bilheteria em meados da década de 2010, bem como vencedores do Oscar, como Mank, ganhador de melhor direção de fotografia em 2021 e indicado em várias categorias.

A Nikon queima etapas para concorrer com a Canon na área de cinema ao se tornar dona da RED

O negócio ocorre depois que a RED processou a Nikon por supostamente infringir patentes que detinha para tecnologia de compressão de vídeo em 2022. Em resposta, a Nikon entrou em uma batalha judicial com a empresa americana até que o caso fosse finalmente arquivado, em abril de 2023. Portanto, é de presumir que haja  alguma ligação entre esses eventos, mas independentemente disso, a compra faz muito sentido para a Nikon do ponto de vista empresarial.

A RED passou a ser uma referência no cinema na era digital, principalmente para produtoras independentes

A RED estabeleceu uma posição firme em Hollywood e com as lojas de aluguel de equipamentos para produtoras independentes. Ao absorver uma empresa que já desenvolveu um conjunto de ferramentas aceito pelo setor, a Nikon evita uma série de problemas iniciais que poderia encontrar para a negócios no setor de vídeo.

Em seu comunicado a Nikon Corporation informou ter celebrado um acordo para adquirir 100% das participações pendentes da RED, que se tornará sua subsidiária integral. Desde a sua criação em 2005, a RED tem estado na vanguarda das câmeras de cinema digital, introduzindo produtos que definem a indústria, como a RED One 4K.  As contribuições da RED para a indústria cinematográfica não só lhe renderam um Oscar, mas também a tornaram a câmera preferida para inúmeras produções de Hollywood, celebrada por diretores e cineastas de várias partes do todo.

O diretor de fotografia Erik Messerschmidt (em pé, à esq.) e o diretor David Fincher (à frente), do premiado longa Mank

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: