08-2025
Monitor-gravador Ninja TX surpreende pela grande evolução

A Atomos apresentou o Ninja TX, monitor-gravador de última geração que a empresa considera o mais avançado da série até hoje. O equipamento foi totalmente redesenhado para filmmakers e videomakers profissionais, com novidades como maior eficiência térmica, formato mais leve e compacto, slots para cartões SDI e CFexpress, recursos de nuvem integrados e desempenho geral aprimorado. O Atomos Ninja TX chega ao mercado nos Estados Unidos com preço sugerido de US$ 999.

Os modelos Ninja anteriores ofereciam apenas conexões HDMI, mas para atender a um conjunto diversificado de usuários profissionais, o Ninja TX conta com entradas e saídas 12G-SDI e HDMI 2.0, bem como Wi-Fi e tecnologia de código de tempo AirGlu. Comparado ao Atomos Shogun Ultra, o Ninja TX não é apenas menor, mas a empresa afirma que ele tem muitos dos recursos poderosos do Shogun Ultra. Por exemplo: o Ninja TX suporta mídia CFexpress Tipo B e pode gravar diretamente em unidades USB-C. Com seu novíssimo AtomOS, um sistema operacional baseado em Linux, o aparelho também é mais rápido e pode ser atualizado remotamente.

A Atomos inventou o conceito de um monitor de campo que também grava em mídia removível de alta capacidade, informa a empresa. Com o Ninja TX, essa visão dá um grande salto à frente, pois a adição de mídia CFexpress de alto desempenho permite a captura de vídeo RAW ultrarrápida, enquanto o USB-C de alta velocidade adiciona a flexibilidade de gravar diretamente em um dispositivo de armazenamento externo, ideal para filmagens prolongadas e fluxos de trabalho rápidos.

A Ninja TX vem com uma tela de 5 polegadas que, graças ao seu brilho máximo de 1.500 nits, é 50% mais brilhante que os modelos Ninja anteriores. Inclui recursos de monitoramento profissional, como cores falsas EL Zone, pico de foco, forma de onda, padrão RGB e vetorscópio. Uma dos desafios vencidos pelos engenheiro da Atomos foi a instalação de sincronização de código de tempo 12G-SDI, HDMI, Wi-Fi, Bluetooth e AirGlu em um monitor-gravador de campo compacto. Para a empresa, o Ninja TX será um item essencial para filmmakers e videomakers em vária patês do mundo, pois nenhum monitor-gravador chega perto do que ele oferece pelo preço que é vendido.

O Ninja TX é compatível com muitos dos principais codecs, como Apple ProRes, ProRes RAW, Avid DNx e H.265/H.264. O dispositivo também suporta uma ampla gama de resoluções e taxas de quadros, incluindo até 120p em resolução FHD e 4Kp60 (também suporta vídeo em 8Kp30). Para garantir a compatibilidade com fluxos de trabalho profissionais, a Atomos desenvolveu um novo sistema de trava robusto para manter os cabos HDMI e USB-C conectados com segurança – e o Ninja TX vem com suportes especiais projetados para funcionar com este sistema. O cabo USB-C com trava é fornecido com o Ninja TX, enquanto os cabos HDMI com trava estão disponíveis separadamente.
