O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo (SP) dedica desde 2012 um espaço para exposições exclusivas voltadas à fotografia. Conhecida como Maio Fotografia, em 2018 a mostra fica em cartaz até dia 17 de junho, quando poderão ser vistas cinco exposições de artistas nacionais e internacionais.

Além de possuir um acervo de cerca de 50 mil fotos, as exposições do MIS apresentam um lado com maior potencial de resistência e transformação por meio da imagem em si. Seja a resistência ao esquecimento de artistas que moldaram a história da fotografia, como pode ser visto nas fotos de Sandro Miller em Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, seja nas figuras chave da fotografia moderna brasileira, como as de José Oiticica Filho, que exibe experimentações e inovações no campo da fotografia na exposição intitulada JOF. Walter Carvalho monta uma retrospectiva, Retraço, que não deixa esquecer que vários ecos do passado estão presentes nos tempos que atuais. Já Ronaldo Entler, curador da exposição Acervo MIS: Era preciso esperar para saber, ensina que a abertura de um acervo exige uma disposição para a crítica, para a desestabilização, para um discreto e intenso gesto revolucionário.

Olga Gaia, selecionada pelo programa Nova Fotografia, cria a partir de suas imagens, na mostra Be Aware, uma teoria da conspiração para sinalizar que algo está acontecendo no mundo e todos devem prestar atenção.

A Maio Fotografia tem entrada franca e pode ser vista de terça a sábados, do 12h às 21h, e domingos e feriados, das 11h às 20h. O MIS está localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo (SP).

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: