02-2024
Luiz Baltar mostra seu talento na exposição “Rio de Cidades”
O trabalho mais recente do premiado fotógrafo Luiz Baltar poderá ser visto na exposição “Rio de Cidades”, que tem curadoria de Marcia Mello e estará em cartaz na Galeria Sesc de Nova Iguaçu (RJ). Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, na categoria Artes Visuais, o projeto explora as complexidades do Rio de Janeiro através das lentes de Baltar, que tem talento reconhecido por sua habilidade em provocar reflexões sobre a condição humana e as complexidades do mundo moderno.
O fotógrafo recorre a colagens digitais para retratar as tensões e conflitos urbanos na cidade do Rio de Janeiro
Com um olhar crítico e engajado, Baltar desafia convenções e a promove diálogos importantes sobre as disputas políticas e subjetivas na cidade. Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade. Com particular interesse em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia, o fotógrafo carioca colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior com fotos e matérias sobre direitos humanos.
Baltar usa a fotografia documental como arte para propor um novo modelo de como olhar a cidade
A exposição será aberta dia 9 de marco, é gratuita e ficará em exibição até 2 de junho de 2024. Composta pelas séries autorais “Anomia” e “Fluxos”, por uma seleção cuidadosa de obras, a mostra propõe um diálogo íntimo entre idealização e realidade. “É uma realização pessoal poder compartilhar essas obras com o público e, ao mesmo tempo, colaborar para uma aproximação entre arte e fotografia documental, que tem muito a contribuir para o diálogo e a reflexão sobre as desigualdades na nossa sociedade”, afirma Baltar, que acumula prêmios e exposições no Brasil e no exterior.