05-2023
Livro mostra o olhar de pássaro do fotógrafo baiano Rui Rezende
Stand up paddle no Rio Roncador, em Andaraí, na Chapada Diamantina, Bahia_Foto:Rui Rezende
O fotógrafo baiano Rui Rezende lançou seu oitavo livro, Bahia Vista Por um Passarinho, com uma seleção de 320 das milhares de imagens aéreas que fez nos últimos anos e que quase lhe custaram a vida: ele sofreu um gravíssimo acidente de avião monomotor em 2014 e levou um longo tempo até se recuperar totalmente e voltar a fotografar. Enquanto produzia para o livro, passou cerca 500 horas voando pela Bahia em todo tipo de aeronave na busca dos melhores ângulos: de parapente, paramotor, ultraleve, paratracker, balão, flyboat, girocóptero, helicóptero e avião.
Vista aérea do Rio João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia_ Foto:Rui Rezende
Como novidade, o livro apresenta vários QR Code, que, quando lidos pelo celular, levam a vídeos feitos durante os voos – há inclusive o vídeo do assustador acidente do fotógrafo, que ocorreu quando Rezende fotografava um desenho gigantesco feito em uma lavoura de algodão em Barreiras, no oeste do estado. Ele ficou 42 dias internado, sendo dez deles em coma. Sofreu traumas diversos: na coluna, no pé, no braço, e acabou perdendo parte do intestino (precisou passar por seis cirurgias).
Máquinas fazem a colheita de algodão em fazenda de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia_ Foto:Rui Rezende
Apesar do desastre, o baiano não perdeu a paixão por voar. A determinação para terminar o livro foi tamanha que, depois da queda do avião, a primeira foto que ele fez foi aérea, dando continuidade à obra: alugou um helicóptero e sobrevoou uma das maiores festas populares de Salvador, a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes.
Procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes em Salvador, Bahia_ Foto:Rui Rezende
A obra mostra parques nacionais ainda pouco divulgados, como o do Alto do Cariri e do Grande Sertão Veredas, e diversas belas paisagens do litoral baiano e do interior, além de agricultura (da familiar ao agronegócio), feiras livres, portos, aeroportos, estradas, pontes, indústrias e arquitetura típica de cada região. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no Instagram do fotógrafo: @ruirezendefotos.
O fotógrafo Rui Rezende em um dos seus voos para captar sua imagens aéreas_Autorretrato