19
12-2024

Laowa lança lentes tilt-shift 55 mm f/2.8 e 100 mm e f/2.8 com preços bem atraentes

As lentes tilt-shift não tiveram a devida atenção nos últimos anos, com algumas fabricantes  ignorando completamente esse tipo de objetiva especial na transição d as câmeras DSLR para as mirrorless. A chinesa Venus Optics percebeu essa falha do mercado e tratou de criar um par de lentes  macro tilt-shift para câmeras sem espelho com sensor  full frame. Anunciadas inicialmente na Ásia em em outubro, elas gora chegaram às lojas dos Estados Unidos. As Laowa 55 mm f/2.8 e 100 mm f/2.8 Tilt-Shift 1x Macro curiosamente têm o mesmo preço sugerido: US$ 1.249 cada. Elas estão disponíveis para baionetas Canon RF, Nikon Z e Sony E.

Tanto a 55 mm f/2.8 quanto a 100mm f/2.8 Tilt-Shift 1x Macro apresentam uma faixa de inclinação precisa próxima  10 graus ou mais ou menos 12 milímetros de deslocamento. Já a ampliação em macro é na proporção de 1:1. São  lentes que permitem ao fotógrafos manipular facilmente o plano de foco e ajustar as distorções de perspectiva, principalmente em fotos de arquitetura e interiores. Como a capacidade macro 1:1 é possível  capturar detalhes finos do assunto. Essa combinação versátil torna ambas as lentes ferramentas essenciais para fotógrafos que trabalham em vários campos, além da arquitetura, como publicidade, still de produtos, paisagem, macrofotgrafia e fine art.

As novidades da Laowa são as primeiras lentes macro tilt-shift com abertura máxima de f/2.8 projetadas para câmeras full frame sem espelho. No entanto, devido ao grande círculo de imagem que projetam, também podem ser usados ​​em algumas câmeras de médio formato, caso de modelos do sistema Fujifilm GFX – quando usadas em uma GFX, as lentes são limitadas a mais ou menos oito graus de inclinação e 10 milímetros de deslocamento.

Por meio da inclinação e do deslocamento, o fotógrafo podem facilmente criar uma profundidade de campo super rasa ou, alternativamente, alcançar uma profundidade de campo maior – existem efeitos criativos e práticos com lentes tilt-shift para várias áreas da fotografia. A fotografia de produto é um ótimo caso de uso para lentes tilt-shift, especialmente com a  macro 1:1 das novas Laowa. O uso mais corriqueiro é em fotografia arquitetônica, quando é possível corrigir distorções de perspectiva e manter as linhas verticais perfeitamente retas ajustando os deslocamentos da lente. Shift também é útil para fotógrafos de panorâmicas, pois pode facilitar a captura de imagens sem distorção para uma posterior “costura”. As novas lentes tilt-shift da Laowa têm ainda um truque na manga: apresentam dois sistemas de rotação para que o fotógrafo possa girar a lente na montagem da câmera. Isso fornece controle adicional sobre a direção da inclinação ao fotografar.

Na parte óptica, a 55 mm f/2.8 Tilt-Shift conta com 14 elementos de lente distribuidos em 11 grupos. Tem uma faixa de abertura de f/2.8 a f/22,  diafragma de 15 lâminas e distância mínima de foco de 27 cm. Pesa aproximadamente 1.345 gramas, tem cerca de 16,9 cm  e recebe filtros de 77 mm. Já a 100 mm f/2.8 Tilt-Shift reúne 13 elementos em 10 grupos e, como sua irmã, tem faixa de abertura f/2.8-22, diafragama de 15 lâminas e aceita filtros de 77 mm. A distância mínima de foco é de 32 cm, com comprimenro de 16,2 cm e peso de 1.215 gramas.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: