02-2026
Japonesa Ricoh aposta em nova câmera compacta apenas para fotos em P&B
Com a moda das câmeras compactas voltando mesmo que ainda timidamente, a japonesa Ricoh apresentou um modelo ousado: a GR IV Monochrome, uma versão da sua GR IV projetada exclusivamente para fotografia em preto e branco. A câmera conta com um sensor APS-C monocromático nativo de 25,74megapixels, sem filtro de cor ou passa-baixa. Cada pixel captura diretamente as informações de luminância, sem interpolação, com o objetivo de otimizar a reprodução de detalhes e gradações de cinza. Cabe lembrar que a Ricoh é dona da marca Pentax, que lançou em 2023 a K-3 Mark III Monochrome, até aqui a única DSLR dedicada ao P&B do mundo.

A Ricoh GR IV Monochrome é concorrente da Leica Q2 Monochrom, a pioneira entre as compactas
A GR IV Monochrome mantém a lente fixa de 18,3 mm f/2.8 (equivalente a 28 mm em 35 mm), composta por 7 elementos em 5 grupos, incluindo três lentes asféricas. A sensibilidade varia de ISO 160 a ISO 409.600, com estabilização de imagem de 5 eixos no corpo, com um ganho máximo de 6 pontos de luz, segundo a Ricoh. A câmera trabalha com um obturador mecânico (com velocidade de até 1/4.000s) e um obturador eletrônico que atinge 1/16.000s, utilizáveis dependendo da abertura selecionada.

A compacta da Ricoh não tem visor, apenas um monitor fixo de 3 polegadas sensível ao toque
Uma característica de hardware exclusiva distingue GR IV Monochrome: um filtro vermelho físico interno, ativado por uma tecla Fn, substitui o filtro ND encontrado em algumas versões da GR IV. Esse acessório permite modificar a renderização tonal, acentuando os contrastes, principalmente entre o céu e as nuvens, diretamente durante a captura. O processamento de imagens monocromáticas inclui diversos perfis dedicados, como “Sólido” e “Granulado”, além de opções de ajuste fino (contraste, realces, sombras, nitidez e granulação).

A câmera tem um corpo leve e resistente produzido em liga de magnésio e uma boa ergonomia
Os arquivos podem ser salvos nos formatos RAW DNG de 14 bits e JPEG. Para isso, a GR IV Monochrome oferece 53 GB de memória interna, expansível por meio de um slot para cartão microSD. A autonomia da bateria anunciada é de aproximadamente 250 disparos e a conectividade é fornecida por Wi-Fi e Bluetooth, por intermédio do aplicativo móvel GR World. Já a opção de vídeo é limitada a apenas Full HD (até 60p).

Um filtro vermelho físico interno, ativado por uma tecla Fn, ajuda a acentuar o contraste quando o fotógrafo assim quiser
A câmera é pequena, com um corpo leve e resistente em liga de magnésio que 1mede 10,9 x 6,1 x 3,2 cm e pesa 262 g com bateria e cartão. O design apresenta um acabamento preto fosco, com algumas diferenças estéticas em comparação com o GR IV, principalmente a retroiluminação branca do botão liga/desliga. O que assusta é o preço: US$ 2.200 no mercado dos Estados Unidos. Como concorrente, ela tem apenas a compacta alemã Leica Q2 Monochrom, que é ainda mais cara: incríveis US$ 7.800.

A lente fixa equivalente a 28 mm f/2.8 é uma boa opção para fotografia de cenas de rua


