08
11-2024

Indiano leva Grande Pêmio do Nature’s Best e brasileiro vence na categoria Paisagem

Fique por dentro   /   Tags:

O concurso Nature’s Best Photography Awards anunciou os ganhadores da competição de 2024e o fotógrafo indiano Mangesh Desai foi vencedor do Grande Prêmio com uma foto captada na Reserva de Tigres Taboda-Andhari, na Índia – ela documenta uma mãe tigre-de-bengala ensinando seu filhote a lutar. Com isso, ele levou para casa o prêmio principal (US$ 5 mil) do concurso internacional, que completa 30 anos em 2025. “Ao longo do tempo, testemunhei esse jovem tigre em seu caminho para a independência, começando com as lições de sua mãe ensinando-o a defender seu território. O caminho em direção à independência como adulto começa assim. A foto ilustra uma lição de vida essencial e uma aula magistral de sobrevivência”, diz Desai.

Na categoria Paisagem, o vencedor foi o brasileiro Márcio Cabral, um já conhecido ganhador de concursos internacionais nessa categoria. Cabral descreve que sua foto como “um campo deslumbrante de Paepalanthus (popularmente conhecida como chuveirinho) que espelha os raios do sol nascente, dando a impressão de uma autoluminescência”. A imagem foi captada no Cerrado, na região de Alto Paraíso (GO) e ele recebeu US$ 1 mil, como os demais vencedores de categoria.

Na categoria Pássaros, o primeiro lugar ficou com o chinês Xiaoping Lin. “Captei o momento fugaz em que dois peixes saltaram da água e escaparam de uma garça”, diz ele, que fez a foto no Lago Yundang, em Xiamen, província de Fujian, China.

A americana Belva Hayden foi a ganhadora da categoria Aventura ao Ar Livre. “A lua passando diretamente entre a Terra e o Sol durante um eclipse tornou a experiência do highliner que fotografei ainda mais extrema”, diz ela, que capturou a imagem durante  um eclipse lunar em um parque natural de Utah, EUA.

O registro de uma luta entre dois leopardos deu a vitória na categoria Vida Selvagem ao americano Kevin Dooley. “Além da dificuldade de focar na ação, havia poeira no ar. Mas tudo isso contribuiu para uma das minhas memórias favoritas como fotógrafo da natureza,” conta ele sobre a foto feita na Reserva de Caça Mashatu, em Botsuana, África.

O chinês Lei Li foi o vitorioso na categoria Arte na Natureza com uma imagem captada com drone Condado de Baingoin, em Nagqu, Tibete. “Esta foto aérea de um lago congelado revelou um desenho simétrico não visível no nível do solo”, resume ele.

O francês Cécile Gabillon foi o ganhador na categoria Ocean Views. “Estar cercado por dezenas de golfinhos enquanto mergulhava em apneia foi um dos encontros mais incríveis da minha vida”, diz Gabillon sobre a foto captada na Costa Rica. Para conhecer todos os vencedores e finalistas, acesse https://www.naturesbestphotography.org/.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: