13
09-2024

Impressão original do retrato icônico Churchill roubada no Canadá é encontrada na Itália

 A valiosa impressão original do famoso retrato do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill, feito pelo fotógrafo armênio-canadense Yousuf Karsh, foi recuperada na Itália depois de ter sido roubada de um hotel em Ottawa, Canadá, há mais de dois anos. A foto icônica, conhecida como “O Leão Rugindo”, foi realizada depois que Churchill fez um discurso de guerra no Parliament Hill, em Ottawa, em 1941. O Canadá, sob o domínio do Império Britânico na época, enviou cerca de 10% de sua população para lutar pelas Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial. As forças canadenses desempenharam um papel significativo na vitória dos aliados.

O famoso retrato de Winston Churchill feito em 1941 no Canadá e que mudou a vida de Yousuf Karsh

O Leão Rugindo é uma das fotos mais reproduzidas do mundo e um fato curioso é que Karsh tirou o charuto da boca de Churchill, de forma educada, mas decidida, momentos antes de fazer a foto, provavelmente contribuindo para a expressão severa do ex-primeiro-ministro e herói de guerra. “Meu retrato de Winston Churchill mudou minha vida. Sabia que era uma foto importante, mas dificilmente poderia ter sonhado que se tornaria uma das imagens mais amplamente reproduzidas na história da fotografia”, disse Yousuf Karsh. Que morreu em 2002, aos 94 anos. A experiência não deixou um gosto muito amargo na boca de Churchill, já que Karsh o fotografou mais tarde em duas ocasiões em dezembro de 1955.

Karsh na época em que fez o retrato de Churchilll: um refugiado armênio que foi trabalhar com o tio fotógrafo no Canadá

A impressão original do retrato foi roubada do saguão do hotel Fairmont Château Laurier entre 25 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. No entanto, o fato não foi divulgado para a mídia e ela foi substituída por uma reprodução. Investigações da polícia de Ottawa identificaram e acusaram um homem de conexão com o roubo, um canadense de 43 anos. O suspeito foi preso em 25 de abril de 2024 e acusado de seis crimes. Sua identidade é protegida pela lei canadense enquanto aguarda o processo criminal, mas ele já compareceu ao tribunal. Mas identificar o suspeito foi apenas uma parte do quebra-cabeça. Demorou mais tempo para recuperar a foto: de Ottawa, o retrato foi para a Inglaterra e vendido por uma casa de leilões de Londres para um comprador italiano. De acordo com a polícia, ambos os compradores alegam que não sabiam que a imagem tinha sido roubada. O segundo comprador é um cidadão de Gênova, Itália, que devolveu a imagem. Ela voltará a ser exibida novamente no luxuoso Fairmont Château Laurier.

Photographer Yousuf Karsh at an exhibition of his work held at the National Portrait Gallery, 10th September 1991

O fotógrafo em 1991, aos 83 anos, na abertura de sua exposição na National Portrait Galley, em Londres

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: