07-2025
Harman lança novo filme negativo colorido nos formatos 35 mm e 120
A Harman, baseada em Hong Kong, na China, lançou um filme verdadeiramente novo em um momento em que outras empresas estão reembalando fórmulas existentes. A mais recente novidade da oferta da empresa, mais conhecida por seus filmes em P&B, é o negativo colorido Phoenix 200 II. O primeiro filme da marca, o Phoenix 200, foi feito inteiramente do zero na unidade de Mobberley, no Reino Unido, e considerado um estoque experimental. Já o Phoenix 200 II é uma formulação totalmente nova, embora compartilhe o nome com o original. Ele está disponível no mercado americano nos formatos 35 mm (36 exposições) e 120 por US$ 14 e US$ 12, respectivamente.

Harman afirma que o Phoenix 200 II é um produto melhorado em relação ao primeiro em quase todos os aspectos. Segundo a empresa, cada camada e componente foi redesenhado e reprojetado. O resultado, diz a Harman, é uma granulação notavelmente mais fina, com melhor reprodução de cores, contraste controlado, maior nitidez e uma faixa dinâmica mais ampla. Graças às melhorias, o filme é “menos ousado e imprevisível que o original”, informa a empresa – o primeiro filme era conhecido por ser bastante desafiador de trabalhar, em parte devido à sua faixa dinâmica limitada e alto contraste.

Esse não é o único filme que a Harman anunciou: a empresa também lançou uma versão em formato 120 do seu filme Red 125. Inicialmente, o filme negativo colorido em escala de vermelho foi anunciado em fevereiro de 2025 para o formato 35 mm. É uma nova opção para quem gosta dos tons vermelho e laranja do Red 125.
