05-2023
Google anuncia recursos para reconhecimento de imagens criadas por inteligência articial
Em um evento para desenvolvedores no dia 11 de maio, o Google anunciou dois novos recursos que ajudarão os usuários a entender melhor as origens de uma imagem – inclusive se for gerada por IA. A Big Tech incluirá sites de mídia de notícias e sites de verificação de fatos, que espera levar a mais informações sobre a imagem que o usuário está procurando.
Se, por exemplo, uma imagem foi carregada pela Reuters ou pela CNN, é mais provável que seja genuína do que se fosse carregada em um “subreddit” aleatório. Para usar o recurso “Sobre esta imagem”, os usuários terão que clicar nos três pontos que aparecem acima de uma foto nos resultados da pesquisa. Como alternativa, é possível pesquisar com a imagem no Google Lens ou deslizar para cima ao visualizar uma imagem no Google App.
Espera-se que o recurso seja lançado nos próximos meses e, ainda em 2023. Assim, os usuários do navegador Google Chrome poderão acessar “Sobre esta imagem” clicando com o botão direito do mouse em uma foto. Ou seja, com isso, o objetivo é que imagens virais de IA, como Donald Trump sendo preso e o Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca que algumas pessoas acreditavam ser genuína, serão mais facilmente distinguidas como imagens falsas. Ou de imagens do presidente francês Emmanuel Macron em meio às manifestações contra o projeto de mudança das aposentadorias na França.
O rótulo “gerado por IA” será lançado “em breve”, segundo o Google, que espera melhorar a alfabetização visual dos usuários e ajudar as pessoas a avaliar se uma imagem é genuína ou gerada por IA – um problema que o mundo não tinha 12 meses atrás.
O Google anunciou também que o gerador de imagens de inteligência artificial (IA) Adobe Firefly será integrado ao seu chatbot AI generativo conversacional Bard. E que o Google Fotos permitirá a edição de fotos com IA. Dessa forma, as imagens geradas por IA das plataformas do Google apresentarão um rótulo que as marca claramente como “sintéticas”.
Criadores e editores de fora do âmbito do Google também poderão adicionar marcações às imagens de IA e a empresa diz que os principais players de imagens de IA, como Midjourney e Shutterstock, também adotarão esse recurso.