06-2024
Getty Images divulga relatório que aponta que 98% das pessoas não querem ser enganadas com imagens criadas via IA
A Getty Images divulgou um o relatório “Construa Confiança na Era da IA”, um estudo inovador, segundo o maior banco de imagens do mundo, que visa capacitar profissionais de marketing e comunicação nas suas estratégias ao fornecer insights baseados em dados sobre a integração de conteúdo gerado por IA. Apoiado pelo Visual GPS, plataforma de inteligência visual e criativa de ponta da empresa, o relatório baseia-se nas perspectivas globais de mais de 30.000 adultos em 25 países, inclusive o Brasil, entre os anos de 2022 a 2024. Uma das conclusões é que as pessoas não querem sentir que foram enganadas: 98% dos consumidores concordam que imagens autênticas são fundamentais para estabelecer confiança.
Personagem de sucesso na internet criado por IA: relatório da Getty Images baseia-se na perspectiva global de 30 mil pessoas de 25 países, inclusive o Brasil
O relatório oferece informações valiosas sobre as atitudes do consumidor em relação ao conteúdo gerado por IA na publicidade, seu impacto na confiança da marca e fatores-chave que distinguem o conteúdo visual excepcional, independentemente de ser capturado por humanos ou gerado por IA. Uma das conclusões centrais do relatório é em relação a importância da autenticidade e da confiança no envolvimento do consumidor com marcas que empregam imagens geradas por IA: quase 90% dos consumidores em nível mundial desejam saber se uma imagem foi criada usando IA.
Imagem publicitária criada por sistema de IA da Shutterstock: pessoas querem ser informadas se o que estão tão vendo tem ou não manipulação por inteligência artificial
O foco na autenticidade enfatiza a importância das marcas terem cuidado ao decidir como incorporar imagens geradas por IA nos fluxos de trabalho atuais. Segundo Rebecca Swift, chefe global de conteúdo criativo da GettyImages, empresas de todos os setores estão se perguntando: “Devemos nos envolver com conteúdo gerado por IA? Em caso afirmativo, como?”. Segundo ela, a publicidade de sucesso sempre se baseou em narrativas visuais altamente criativas e autênticas, e isso permanece tão verdadeiro hoje, independentemente de uma marca escolher conteúdo filmado por humanos ou gerado por IA. Outras conclusões do relatório: espera-se cada vez mais que os setores com altos níveis de confiança do consumidor, como saúde, farmacéutico, serviços financeiros e turismo, sejam transparentes quanto ao uso de IA; as pessoas também se sentem menos favoráveis em relação às marcas que usam recursos visuais gerados por IA para criar pessoas ou produtos.