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03-2025

Fuji surpreende o mercadocom a GFX100RF, câmera compacta com um sensor grande de médio formato

A nova GFX100RF une conceitualmente duas linhas de câmeras da Fujifilm, a X e a G, num só modelo

O conceito de uma câmera compacta de médio formato não é novo, mas a Fujifilm chegou a um produto muito atraente com o lançamento da versátil GFX100RF. O resultado parece uma simbiose entre a linha GFX de médio formato (no caso, a GFX 100S II) da marca com o modelo mais popular da série X, a X100. Assim, surgiu uma mirrorless com sensor grande (44 x 33 mm) e poderoso em resolução: 102 megapixels.  Com ela vem uma lente fixa Fujinon GF 35 mm f/4 (equivalente a 28 mm) conectada a um corpo elegante, com design retrô e uma porção de controles físicos para velocidade do obturador, ISO, abertura e compensação de exposição além de dois discos de comando na parte superior. Longe de ser uma câmera acessível em termos de preço (ela custa US$ 4.899), a GFX100RF é uma opção para quem tem uma boa situação financeira, busca altíssima resolução e tem interesse em retrato, fotografia de rua, documentário, fotografia de viagem, para citar alguns segmentos.

Mesmo com um grande sensor de médio formato com 102 MP, a nova câmera manteve um tamanho de compacta

O CMOS BSI de 102 MP gera arquivos Raw de 16 bits e HEIFs de 10 bits, em uma ampla faixa dinâmica e baixo ruído (ISO base 80). O processador X 5 de nível superior da Fuji contribui para um bom desempenho em disparos contínuos (até 6 fps), na gravação de vídeo 4K e no uso do sistema Intelligent Hybrid AF para foco automático. Uma das novidades da câmera é a versatilidade de corte na imagem, pois há nove proporções de aspecto distintas mantendo a alta resolução efetiva: 4:3, 3:4, 5:4, 1:1, 3:2, 7:6, 65:24, 17:6 e 16:9. Para ajustar a proporção usa-se o Dial de Proporção de Aspecto, na parte traseira alta da câmera. São proporções compartilhadas de câmeras das linhas GX, GW, GA e GS – como o formato 7:6, a panorâmica ultra-ampla 65:24;e a vertical exclusiva 3:4. O aspecto escolhido fica visível via EVF ou o LCD traseiro em uso de JPEG + Raw ou somente JPEG (não aparece quando é somente em Raw).

Novidade: um botão na parte traseira alta da câmera ajusta nove tipos de aspectos de imagem, como o 5:4

Outra facilidade é Teleconversor Digital, acionado por uma alavanca abaixo do botão do obturador e que oferece três configurações diferentes que podem ser alternadas: 45 mm, 63 mm e 80 mm, que remete a três lentes para o sistema GFX de lentes intercambiáveis. Ou seja, embora a lente fixa seja de 35 mm f/4, essa ferramenta faz uso da altíssima resolução de 102 MP e corta a imagem para simular um ângulo de visão mais fechado como se estivesse trabalhando com diferentes distâncias focais. A resolução cai em cada formato, mais ainda assim é alta: 62 MP em 45 mm, 31 MP em 63 mm e 20 MP em 80 mm.

Por meio de um Teleconversor Digital, a 35 mm original ganha ângulos de 45 mm, 63 mm e 80 mm

A exemplo da X100, o design da lente da GFX100RF também incorpora um filtro interno de densidade neutra (ND) de 4 pontos e usa um obturador do tipo folha para maior flexibilidade de exposição. O ND de 4 pontos dá acesso a velocidades de obturador mais lentas ou configurações de abertura mais amplas quando se trabalha em condições de muita luz – é perfeito para situações em que se deseja exagerar o movimento do objeto com desfoque de movimento ou se busca a menor profundidade de campo em condições de muita luz e sol. O design do obturador de nove lâminas, estilo típico de médio formato, permite sincronizar o flash com qualquer velocidade do obturador mecânico (até 1/4000s) para técnicas criativas de preenchimento de flash ou para congelar melhor o movimento, mantendo exposição de fundo suficiente.

A GFX100RF tem um elegante design retrô, que lembra as antigas câmeras de telêmetro

Dois pontos têm sido apontados por especialistas como fatores negativos: a lente fixa de 34 mm f/4, considerada “escura” para a distância focal, e a falta de estabilização de imagem no corpo (IBIS) da GFX100RF. Contudo, avalia-se que ambas as desvantagens potenciais foram implementadas com uma estratégia de design e de mercado muito clara: tornar a câmera o menor e o mais barata possível. Primeiro, não nada fácil desenhar uma câmera pequena com um sensor tão poderoso; depois, uma lente mais luminosa teria que ser maior, comprometendo o tamanho e o equilíbrio no design. Além disso, sistema de estabilização e uma lente 35 mm f/2 ou f/1.4 elevariam demais o preço da câmera.

O monitor traseiro tem inclinação no eixo vertical e o visor eletrônico, que fia à esquerda na parte traseira, tem excelente resolução

O monitor traseiro sensível ao toque (3,2 polegadas) inclina no eixo vertical. O visor eletrônico (EVF) OLED de 5,76 milhões de pontos é eficiente para a avaliação de imagens de altíssima resolução. O autofoco é preciso e conta com sistema de reconhecimento de assunto. A bateria é de longa duração, capaz de assegurar cerca de 820 disparos E, como em outras câmeras da marca, a GFX100RF pode simular o estilo de 14 filmes diferentes da Fuji da era analógica, como os clássicos Velvia e Superia.

A GFX100RF incorpora um filtro interno de densidade neutra (ND) de 4 pontos para auxiliar em fotos com baixa velocidade

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