09-2019
Fotos e cerâmica de grupos indígenas se unem em mostra em SP
Entre os dias 1 e 18 de outubro de 2019 estará aberta no museu A Casa, em São Paulo, a exposição “Duas Crônicas”. fruto de um trabalho conjunto da artista Maria Fernanda Paes de Barros com o fotógrafo autoral Marcelo Oséas.
A iniciativa propõe a união de duas temáticas indígenas de etnias diferentes e trabalhos que rementem à identidade dessas comunidades. Após uma exposição independente de grande sucesso, em março, Marcelo Oséas traz uma nova apresentação de sua série fotográfica “Uma Crônica Munduruku”, fruto de uma imersão na etnia amazônica que dá nome à série, localizada no baixo Tapajós.
Somando às fotografias de Marcelo, Maria Fernanda apresenta “Kwasáwa | Borari”, propondo o resgate da ancestralidade indígena de um grupo de artesãs, no Pará, através da cerâmica e da palha.
Os dois trabalhos, com diversas intersecções, dão vida à exposição “Duas Crônicas”. Serão expostas 10 fotografias colorizadas manualmente pelo fotógrafo Marcelo Oséas e sete pares de vasos, panelas Borari e cestos produzidos pela comunidade de Urucureá. As peças estarão à venda e existe também a contrapartida social, onde parte da renda será revertida para dar continuidade à construção da escola de cultura e medicina Munduruku, que visa transmitir os valores tradicionais e fortalecer a preservação da Floresta Nacional do Tapajós no futuro. Visa também viabilizar a montagem de parte desta exposição na cidade de Alter do Chão, possibilitando que as artesãs entrem em contato com o resultado de seus trabalhos e fortaleçam ainda mais a importância das suas origens e tradições.
Serviço Exposição: Duas Crônicas
Data: de 1 a 18 de outubro
Onde: Museu A Casa
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1216/1234, São Paulo
Horário: Terça à Domingo das 10h às 18h30
Entrada: gratuita
Estacionamento: gratuito com vagas limitadas